Nogueira (Juglans regia L)

A Nogueira (Juglans regia L) é uma árvore da família das Juglandaceae, e é popular pelas suas propriedades medicinais. Nativa da Ásia e da Europa é também reconhecida pela alta qualidade da sua madeira.

Nogueira (Juglans regia L)

Os frutos da Nogueira, as nozes, são bastante conhecidos pelas suas sementes comestíveis e pelos beneficios que advêm da ingestão das mesmas: são ricas em Vitamina C, ácidos gordurosos essenciais e manganês. São também conhecidos os seus usos na área da culinária como ingrediente na confecção de assados, bolos tortas e doces podendo também ser ingeridas cruas. As nozes são um alimento que possuem um alto valor calórico, 662,5-688kcal/100g, sendo as vitaminas do grupo B as mais importantes a fazerem parte da sua composição.

Benefícios para a Saúde

As folhas da Nogueira possuem um óleo aromático e a tisana preparada a partir da mistura das folhas e da casca das nozes auxiliam na redução de glicose presente na urina sendo por este motivo muito utilizada por diabéticos, é também depurativa, afrodisíaca, cicatrizante, calmante, anti inflamatória e anti fúngica.

Propriedades Medicinais

Resumindo, as folhas da Nogueira presenteiam-nos com propriedade tônicas, adstringentes e antielmínticas e os frutos (as nozes) com propriedades termogénicas, emolientes e afrodisíacas.

A tisana é preparada através da infusão de aproximadamente duas colheres de sopa da mistura das folhas e da casca das nozes para um litro de água. Deve ser ingerida três vezes ao dia.

Para uso externo poderão ser aproveitadas as suas características anti sépticas e ser usada por via de compressas a aplicar diretamente na zona que se pretende tratar por modo de banhos de infusão ou gargarejos orais.

A industria farmacêutica também dá uso a esta árvore incorporando-a na formulação química de protectores solares.

Devido à elevada concentração de taninos que possuí, as folhas e as cascas desta planta podem causar pequenos envenenamentos e problemas ao nível da digestão. Os sintomas passam por sensação geral de mal estar, vômitos, dor de estômago, dor de cabeça, podendo desencadear sensações de hipersensibilidade, como irritações ao nível da derme e oculares.