O Que Fazer para Aliviar o Sofrimento do Bebê por Causa dos Dentes

O crescimento dos dentes causa normalmente sofrimento aos bebês. Esta é uma altura em que os pais podem sentir algumas dificuldades, principalmente quando não sabem o que fazer para aliviar o sofrimento do bebê por causa dos dentes.

Felizmente, existem diversas metidas práticas que os pais podem implementar, com o objetivo de reduzir a dor que o bebê sente nesta fase.

Medidas Práticas Para Aliviar o Sofrimento do Bebê Por Causa dos Dentes

Para aliviar o sofrimento causado pelo nascimento dos dentes, pode colocar em prática as seguintes sugestões:

  • Tentar que o bebê morda objetos lisos. Obviamente, estes objetos devem estar devidamente limpos e se possível devem ser “mordedores” apropriados;
  • Fazer massagens suaves nas gengivas do bebê, utilizando apenas as pontas dos dedos;
  • Colocar os mordedores no frigorífico, para que o bebê possa beneficiar de uma sensação refrescante quando morder o objeto;
  • Cortar uma cenoura descascada em pequenos palitos, colocá-los no frigorífico e oferecê-los ao bebê, para que ele os possa morder;
  • Se as dores persistirem, pode ser utilizada uma pomada anestésica adequada.

Cuidados Adicionais

Durante o crescimento dos dentes, o bebê pode babar-se mais do que é normal, o que provoca a irritação da pele do rosto. Para ajudar na recuperação da pele, pode utilizar o mesmo creme que utiliza para tratar as assaduras. Estes cremes possuem substâncias regeneradoras que diminuem a irritação e aceleram a recuperação.

Enquanto os dentes crescem, os pais devem criar o hábito de proceder à limpeza do interior da boca do bebê. A língua, as gengivas e as bochechas devem ser limpas com o auxílio de uma compressa.

Da mesma forma, os dentes devem ser escovados assim que começarem a surgir. Para tal, deve ser utilizada uma pequena quantidade de uma pasta de dentes sem fluor. Existem diversas pastas de dentes especialmente concebidas para serem utilizadas em bebês. A utilização de pastas de dente com fluor só deve ser feita a partir de um ano de idade.