Obesidade – Fatos, Estatísticas, Causas, Sintomas, Tratamento

Obesidade significa excesso de gordura corporal. Os adultos com mais de 35 anos de idade são considerados obesos quando têm um IMC maior que 30. A obesidade não é apenas um problema estético. É uma doença crónica que pode provocar diabetes, hipertensão arterial, doença cardíaca, cálculos biliares e outras doenças crónicas.

Tratar a obesidade definitivamente é difícil, pois existe uma grande taxa de recaídas. Mais de 95% das pessoas que perdem peso, recuperam o peso perdido ao fim de cinco anos. Tomar medicamentos e fazer dieta pode ajudar, mas o tratamento da obesidade não deve ser uma “solução” a curto prazo, mas sim um compromisso a longo prazo com bons hábitos dietéticos, aumento da atividade física e prática de exercício físico regular. O objetivo do tratamento deve ser alcançar e manter um “peso saudável” e não necessariamente um peso ideal.

Mesmo uma pequena perda de peso (5%-10% do peso inicial) e conseguir manter esse peso a longo prazo pode trazer benefícios para a saúde como: baixar a tensão arterial, diminuir os riscos de diabetes e doenças cardíacas. As probabilidades de perder peso a longo prazo são maiores se o médico trabalhar com uma equipa que inclua nutricionistas, psicologistas e profissionais ligados à atividade física.

O que é a obesidade?

Existem várias definições de obesidade. Mas no geral, excesso de peso e obesidade indicam um peso maior do que o considerado saudável. Obesidade é uma condição crónica definida por excesso de gordura corporal. Parte da gordura corporal é necessária para armazenar energia, isolamento térmico, absorver choques e outras funções.

A obesidade é melhor definida usando o índice de massa corporal. O índice de massa corporal é calculado usando o peso e altura de uma pessoa. O índice de massa corporal (IMC) é igual ao peso da pessoa em quilogramas (kg) dividido pela altura em metros (m) ao quadrado. Como o IMC descreve o peso corporal relativamente à altura, este correlaciona-se com o total de gordura corporal nos adultos. Considera-se que um adulto tem excesso de peso quando tem um IMC de 25-29.9; e considera-se obeso quando tem um IMC acima de 30.

Leia Também  A Dieta no Tratamento da Obesidade

A obesidade é comum?

A obesidade atingiu proporções epidémicas nos Estados Unidos. Mais de dois terços dos adultos são obesos ou têm excesso de peso e um em cada três americanos é obeso. A obesidade tem aumentado nas crianças, atualmente cerca de 20%-25% das crianças tem excesso de peso ou é obesa. A obesidade tem vindo a aumentar rapidamente por todo o mundo, sendo que a incidência da obesidade quase duplicou desde 1991 até 1998.

Conheça alguns Medicamentos usados para Tratamento da Obesidade.

obesidade

 

loading...

17. Fevereiro 2014 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *