Oleato de Etanolamina – O seu uso na Escleroterapia

O oleato de etanolamina é um medicamento, agente esclerosante antivaricoses usado na escleroterapia para o tratamento de varizes (veias varicosas). O oleato de etanolamina é injetado diretamente na veia varicosa.

Ele atua provocando irritação e inflamação no interior da parede da veia onde é injetado; provocando um coágulo sanguíneo na zona inflamada, obstruindo a veia. Depois desenvolve-se tecido fibroso cicatricial que bloqueia permanentemente a veia, fazendo com que encolha. A circulação sanguínea é desviada naturalmente para outras veias saudáveis. Este procedimento tem o nome de esclerosante.

É usado para?

É usado como um tratamento esclerosante de pequenas varizes sem complicações da perna. É injectado por via tópica em varicosidades.

Como é realizado o tratamento?

A injeção é administrada lentamente, diretamente na veia varicosa. Normalmente injeta-se 2ml a 5ml da solução, podendo ser dividida em três ou quatro locais de injeção. O tratamento pode ser repetido semanalmente até a veia encolher.

Não é para ser usado em:

• pessoas que não possam andar
• pessoas com pernas muito gordas (obesos)
• pessoas com inflamação aguda das veias (flebite)
• pessoas com inflamação e formação de coágulos sanguíneos (tromboflebite superficial) numa veia próxima da variz
• pessoas com um coágulos sanguíneos numa veia (trombose venosa profunda) junto à veia varicosa
• pessoas com uma infecção local próxima da veia varicosa
• pessoas com uma infecção no corpo (infecção sistémica) como um vírus ou constipação
• pessoas com diabetes não controladas
• pessoas com doença cardíaca
• pessoas com doença nas artérias
• pessoas com doenças renais
• mulheres a tomar a pílula contracetiva
• crianças

Este medicamento não deve ser usado se houver história de alergias a qualquer um dos ingredientes. Por favor informe o seu médico ou farmacêutico se tiver tido alguma alergia anterior. Se acha que teve uma reação alérgica, pare de usar este medicamento e informe imediatamente o seu médico ou farmacêutico.

Gravidez e Amamentação

Alguns medicamentos não devem ser usados durante a gravidez ou amamentação. No entanto outros medicamentos podem ser seguros durante a gravidez ou amamentação providenciando benefícios para a mãe quando comparado com os riscos para o bebé. Informe sempre o seu médico se estiver grávida ou a planear engravidar antes de tomar este medicamento.

Não há informação disponível sobre a segurança deste medicamento durante a gravidez. Não é recomendado aplicar durante a gravidez. Procure conselho médico.

Não há informação disponível sobre a segurança deste medicamento durante a amamentação. Procure conselho médico antes de tomar este medicamento se estiver a amamentar.

Efeitos Secundários

Os medicamentos e possíveis efeitos secundários podem afetar cada pessoa de forma diferente. A seguir encontram-se alguns efeitos secundários conhecidos do Oleato de etanolamina. Lá por estar aqui um efeito secundário, não significa que quem use este medicamento possa vir a ter qualquer efeito secundário.

• sensação de calor
• sensação de espasmos
• urticária (vontade de coçar)

Reações alérgicas que em alguns casos podem ser graves (anafilaxia).

Os efeitos secundários listados acima podem não incluir todos os efeitos secundários reportados pelo fabricante do medicamento. Para mais informações sobre outros riscos associados ao uso deste medicamento, por favor, leia a informação fornecida com o medicamento ou fale com o médico ou farmacêutico.

Como pode este medicamento afetar outros medicamentos?

Não é conhecida qualquer relação deste medicamento com outros. No entanto, tal como todos os medicamentos, se já estiver a tomar algum medicamento, inclua os comprados sem prescrição médica ou medicamentos naturais, é importante informar a pessoa que esteja a fazer o tratamento para ver se é seguro prosseguir ou não.

Outros medicamentos com o mesmo princípio ativo

As injeções de oleato de etanolamina só estão disponíveis genericamente (isto é, sem medicamentos de marca).

Oleato de Etanolamina