Porque é que a minha urina cheira mal e tem um odor forte

A minha urina tem um mau odor e bastante forte, especialmente na primeira urina da manhã, mas às vezes, também durante o dia. Por vezes, sinto ardor durante a micção e tenho vontade de urinar com muita frequência. Recentemente fiz um teste de urina, mas está tudo ok.

(Leia o artigo sobre urina com cheiro forte)

Resposta

A primeira urina da manhã tem normalmente um cheiro forte, já que está muito concentrada. Se você estiver desidratado, como é normal estar depois de passar várias horas numa cama quente, a urina pode ter o cheiro característico de cetona ou amônia, bem como de subprodutos resultantes de certos alimentos que você pode ter comido na noite anterior.

Os espargos são um exemplo típico de uma substância que passa através dos rins para a urina, e que lhe dá um aroma potente, mas mesmo medicamentos, como a penicilina, podem ter o mesmo resultado. Além disso, existem muitas outras substâncias existentes na urina, tais como nitratos e fosfatos, que lhe podem dar uma cor mais intensa e um odor forte característico.

Quanto mais diluída estiver a sua urina, quanto mais equilibrada for a sua dieta, menos você vai notar esses cheiros. Mas para isso, terá de beber muito mais água: até 3 litros por dia, se necessário. O ardor e frequência no ato de urinar que você sente podem ser simplesmente devido à acidez da urina que você produz, mas existem outras explicações possíveis. É importante que a cistite ou a infecção renal sejam descartadas através de um teste de urina, mas no seu caso, você afirma que o seu teste deu normal.

Se não existirem bactérias, é também possível que tenha uma inflamação na uretra, canal que sai da bexiga para o exterior, conhecida como uretrite. Uma coleta uretral, ou um teste de urina especial, podem testar essa possibilidade. Se for excluída, também existe a possibilidade de ter um estreitamento da uretra, talvez devido a uma inflamação anterior.

Leia Também  Osteoporose - Tratamento, Medicamentos, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Classificação

Pode ser apropriado para si ser encaminhado/a para um urologista ou um ginecologista para que sejam realizados estudos uro-dinâmicos. Estes incluem a medição da taxa de fluxo da urina para verificar se há necessidade da sua uretra ser dilatada cirurgicamente. A sertralina (medicamento antidepresssivo) é por vezes capaz de causar sintomas urinários, especialmente dificuldade em urinar, e deve ser tomada com muito cuidado se houver algum grau de insuficiência renal. Um exame de sangue pode verificar isso.

Por fim, gostaria de pedir-lhe o seguinte, para ver se você consegue resolver o problema através da alteração da acidez e diluição da sua urina: tente beber 3 litros de água todos os dias com suco de oxicoco ou água de cevada aromatizada com limão para lhe dar sabor. Esta simples medida pode, por si só, resolver o seu problema.

 

loading...

27. Dezembro 2013 by admin

Comentários no Forum (5)

  1. Eu sou a vanessa minha urina tem um cheiro forte de remedio e cosa o que devo fazer?

  2. Minha urina tem o cheiro muito desagradável, e fiz um exame que deu que estou com infecção pélvica. O cheiro da urina tem haver?

  3. Minha urina tem um cheiro forte um odor quer encomodo,tambem bebo 1 lt de agua por dia

  4. A minha urina esta com cheiro muito forte e sinto vontade repetidamente de ir ao banheiro o que e isso

  5. meu exame deu piuria maciça o que e Isto é infecção

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *