Como Prevenir um Aneurisma da Aorta Abdominal

Antes de mais é importante o leitor entender o que é um aneurisma e quais as suas Causas.

foto de reparacao de aneurisma abdominal

Aterosclerose

Reduzir o risco de desenvolver aterosclerose irá ajudar a prevenir o aparecimento de um aneurisma da aorta abdominal.

Dieta

Uma das principais causas da aterosclerose é o consumo de uma dieta híper calórica, rica em gorduras. Os alimentos ricos em gorduras podem provocar o aparecimento de placas de gordura nas artérias. Isto acontece porque os alimentos ricos em gordura contêm colesterol.

Existem dois tipos principais de colesterol:

LDL (lipoproteínas de baixa densidade): este é constituído principalmente por gordura, com uma pequena quantidade de proteínas. Este tipo de colesterol pode bloquear as suas artérias, e por isso é normalmente chamado de colesterol “mau”.

HDL (lipoproteínas de alta densidade): este é constituído principalmente por proteínas, com uma pequena quantidade de gordura). Este tipo de colesterol pode reduzir qualquer bloqueio nas suas artérias, sendo por isso geralmente denominado de colesterol “bom”.

Existem também dois tipos de gordura: saturada e insaturada. Deverá evitar alimentos que contêm gorduras saturadas pois estes irão aumentar os níveis de colesterol “mau” no seu sangue. Alguns dos principais alimentos ricos em gordura saturada incluem:

– Tartes de carne;
– Salsichas e carnes ricas em gordura;
– Manteiga;
– Ghee (um tipo de manteiga usada muitas vezes na comida indiana);
– Banha de porco;
– Natas;
– Queijo;
– Bolos e biscoitos;
– Alimentos que contêm óleo de coco e óleo de palma.

No entanto, ingerir uma pequena quantidade de gordura insaturada irá aumentar o nível de colesterol “bom” e reduzir qualquer bloqueio. Alguns dos principais alimentos ricos em gordura insaturada incluem:

– Óleo de peixe;
– Abacates;
– Nozes e sementes;
– Óleo de girassol, de colza e azeite

Fumar

Fumar é o maior fator de risco para desenvolver um aneurisma devido ao facto de causar aterosclerose e aumentar a pressão arterial (hipertensão). Podem também haver substâncias prejudiciais no tabaco que podem danificar as paredes das artérias. É sabido que os fumadores têm sete vezes mais probabilidades de desenvolver um aneurisma na aorta que os não fumadores. Se você está disposto a deixar de fumar, mas não quer utilizar os serviços de apoio especializados, o melhor a fazer será o seu médico prescrever-lhe um tratamento terapêutico que o ajudará a aliviar todos os sintomas resultantes da cessação tabágica.

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial pode muitas vezes ser reduzida através de uma dieta equilibrada, de um corte no consumo de álcool, na manutenção de um peso saudável e da prática de exercício físico de forma regular. Os conselhos sobre dieta referidos em cima também se aplicam à hipertensão arterial.

Adicionalmente, corte a quantidade de sal nas suas refeições, e coma muitas frutas e vegetais. O sal aumenta a pressão arterial, logo, quanto mais sal comer, mais elevada estará a pressão arterial. Tente comer menos de 6g (0,2oz) de sal por dia – aproximadamente uma colher de chá..

Ter uma dieta pouco calórica, que inclua muitas fibras (como arroz, pão e massa integral) e muitas frutas e vegetais, é comprovadamente uma forma de diminuir a pressão arterial. As frutas e os vegetais dispõem de imensas vitaminas, minerais e fibras, que mantêm o seu corpo em boas condições. Tente ingerir cinco porções de frutas e vegetais todos os dias.

Álcool

Beber regularmente uma quantidade superior de álcool à recomendada irá aumentar a sua pressão arterial. Beber dentro dos limites recomendados é a melhor forma de reduzir o risco de desenvolver hipertensão arterial. Os homens não devem beber regularmente mais do que 3 a 4 unidades diárias. Já as mulheres não devem beber regularmente mais do que 2 a 3 unidades por dia. O álcool é também rico em calorias, o que fará com que ganhe peso, o que também faz aumentar a pressão arterial.

Peso

Ter um peso acima do normal obriga o coração a trabalhar com mais força para conseguir bombear o sangue para todo o corpo, o que pode fazer com que a pressão arterial aumente. Se você necessita de perder algum peso, é importante relembrar que mesmo a perda de apenas algum peso irá fazer uma grande diferença tanto na sua pressão arterial como na sua saúde em geral.

Exercício físico

Se uma pessoa ativa e praticar exercício físico de forma regular reduz a pressão arterial, mantendo o coração e os vasos sanguíneos em boas condições. O exercício físico regular pode também ajudá-lo a perder peso, o que também ajudará a baixar a pressão arterial.

Os Indivíduos adultos devem fazer no mínimo 150 minutos (duas horas e trinta minutos) de atividade aeróbica de intensidade moderada todas as semanas. Alguns exemplos de atividades de intensidade moderada são o ciclismo ou a marcha rápida.

Para que seja benéfica, essa atividade deve fazê-lo/a transpirar um pouco e fazer senti-lo/a ligeiramente ofegante. As pessoas que têm excesso de peso podem sentir estas sensações após apenas algum tempo de atividade moderada. A atividade física pode incluir tudo, desde atividades desportivas, andar ou até mesmo fazer jardinagem. Seja ativo/a.