Proteção e Cuidado Diário da Pele
A pele é o órgão do corpo mais vulnerável e mais exposto às agressões externas. O frio, o vento, o sol, a poluição e outros fatores deixam a pele mais sensível e mais vulnerável ao aparecimento de acne, de pontos negros, de lesões cutâneas, de manchas e de cicatrizes.
A proteção e o cuidado diário da pele são, por isso, obrigatórios seja qual for o tipo de pele. Aliás, cada tipo de pele exige um tratamento diferente, excepto as peles normais que precisam, apenas, de ser limpas e hidratadas para manterem o seu aspeto jovial e saudável. Peles oleosas, secas e sensíveis requerem um tratamento especial individualmente.
Proteção e Cuidado Diário da Pele
Para cuidar, com sucesso, da sua pele, estabeleça rotinas de beleza e tenha como prioridade o seu aspeto e a sua saúde. Um dos problemas mais recorrentes que pode ser tratados ao estabelecer uma rotina de beleza é a secura da pele do rosto. As agressões do sol e do frio fazem com que a pele perca rapidamente a sua hidratação natural. As células mortas acumulam-se na pele, o que não permite que exista uma renovação celular, uma maior elasticidade e um aspecto maior natural. Neste caso, proteger a pele passa por aplicar uma máscara hidratante, que penetre em profundidade na pele e que a deixe hidratada e macia.
As manchas provocadas pelas radiações solares são outros dos problemas que podem ser prevenidos através da aplicação de filtros e protetores solares. Estes criam uma barreira contra a luz ultravioleta do sol, que se torna maléfica para a pele e pode provocar cancro. Os protetores solares devem ser usados todos os dias, em todas as estações do ano. Não apanhamos raios solares apenas quando estamos na praia. A esfoliação torna-se também uma boa aliada nestes casos de insolação. Descolora a pele manchada e remove as células da pele que estão mortas.
Quando a pele está irritada, mais sensível ou ferida, o ideal é aplicar um óleo ou uma pomada que hidratem a pele e que preservem a sua humidade. Normalmente, estes métodos criam uma barreira oleosa e mais gorda, ideal para cicatrizar. Em caso mais graves de ferida, como o aparecimento de úlceras na pele, aplique produtos especializados, que ajudam a prevenir a formação das feridas e a evitar que a pele se torne mais prejudicada. Existem ainda os pós, usados em caso de atrito da pele em zonas como as pernas, as axilas ou as cochas. A aplicação de pó talco, por exemplo, pode evitar a dor e o desconforto que o atrito provoca.
Para mim, o primeiro factor é o grupo sanguíneo de cada pessoa,
digo isso porque? porque existe pessoas que nunca tiveram uma vida condigna, mas as suas peles são bem lisas, passam dias sem tomar banho. mas nem porisso lhes provoca manchas na pele.