Sífilis – Fotos (Imagens) e Estágios da Doença

Uma das doenças sexualmente transmissíveis mais conhecidas é a sífilis. Também conhecida por lues ou cancro duro (úlcera indolor que surge na zona genital do homem ou da mulher), a sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. A forma mais comum de transmissão da doença é através do contacto íntimo durante o ato sexual.

No entanto, pode também ser transmitido verticalmente entre uma mãe grávida e o feto. Quando isto acontece, o feto tem sífilis congénita, que além de ter sintomas diferentes aos da sífilis normal, irá ainda provocar problemas de crescimento da futura criança.

Estágios da Sífilis

A doença evolui por estágios, havendo três fases: a sífilis primária, secundária e terciária. Os sinais e os sintomas verificados irão ser diferentes de fase para fase. Assim, no primeiro estágio, aparece a lesão mais característica desta doença: o cancro duro. A úlcera indolor aparece nesta altura na zona genital da pessoa infetada.

Na fase seguinte, começam a ocorrer lesões na pele, sobretudo na região das mãos e dos pés. Na última fase, mais avançada, poderão manifestar-se efeitos mais graves, nomeadamente a nível neurológico, cardiovascular e articular.

Também as lesões dermatológicas propagam-se a todo o corpo. Pode ainda aceitar-se um estágio entre a fase secundária e a terciária, em que a doença fica latente durante algum tempo.

A sífilis, se não for tratada, poderá ser fatal e levar à morte do indivíduo. Se não for tratada convenientemente, poderá deixar lesões bastante graves no sistema nervoso e também no coração.

Fotos de sífilis primária, secundária e terciária

Clique para aumentar as imagens. Atenção: Algumas das imagens de pessoas com sífilis, publicadas abaixo, podem ser ofensivas para algumas pessoas.

loading...

Comentários no Forum (21)

  1. Oi minha amiga foi saber que tinha sifilis.so na hora do parto e fizeram exame no nenem e deu negativo isso quer dizer que ele nao tem???

  2. descobri a sífilis no meu terceiro mês de gestação tratei junto com meu esposo, minha bebe nasceu e mesmo eu ter feito o tratamento ela nasceu com sífilis. Não consigo entender o pq ela nasceu com a doença se eu fiz o tratamento no começo da minha gestação. hj apareceram manchas estranhas em minhas mãos q somem e aparecem, na minha bebe tbm apareci uma mancha perto do pescoço dela. Se minha filha tomou as 10 injeções a base de penicilina ela não está curada??

  3. se no exame de sangue der que não tem sífilis e ainda assim aparecer feridas nas partes genitais?

  4. Exame VDRL
    resultado
    reagente 1/64
    Vl de referencia – não reagente.

    O que significa?
    obrigado

    • significa reagente . o vl de referencia – nao reagente seria o esperado se a pessoa nao tivesse a doença. o meu exame deu exatamente 1/64. qnt maior o denominador mais virus ha no organismo, mas precisa do exame FTA-ABS que comprova ser sifilis mesmo.

  5. Se a mulher tem sifilis,e o homem nao tiver e porq?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *