Suco de laranja e agrião para anemia

A anemia é uma doença caracterizada pela carência de um ou mais nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, onde geralmente a anemia mais comum é causada pela falta de ferro no sangue. Contudo esta doença também pode surgir derivado a uma deficiência de vitamina B12, zinco ou proteínas. Segundo dados da Organização mundial de saúde, estima-se que 90% das anemias sejam causadas pela falta de ferro, onde neste tipo de anemia se dá uma diminuição da produção de glóbulos vermelhos, bem como uma diminuição do transporte de oxigénio entre todas as células do nosso organismo. Apesar desta doença poder afetar qualquer pessoa, sabe-se que as mais vulneráveis são as crianças, as grávidas, as mulheres que se encontram em fase de amamentação, os adolescentes e os idosos.

Sintomas/ efeitos adjacentes

A fadiga, a falta de concentração, a falta de apetite, a anorexia, a diminuição de energia e a palidez da pele, são alguns dos sintomas que poderão estar associados à anemia ferropriva – anemia causada pelo consumo insuficiente de alimentos ricos em ferro.

Tratamento

Tendo em conta que a anemia ferro priva é desencadeada pela falta de ferro no nosso organismo, o tratamento desta doença passa pelo aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como é o caso de alimentos de origem vegetal e animal, sendo que o ferro obtido através da ingestão de carne é muito mais absorvido pelo organismo do que o ferro obtido através de vegetais.

Eis alguns alimentos que poderão ser seus aliados no tratamento da anemia / alimentos ricos em ferro:

– Carnes vermelhas e carnes brancas;
– Marisco cru;
– Peixe;
– Vegetais de folhagem verde escura;
– Nozes;
– Castanhas;
– Grãos integrais;
– Açúcar mascavado;

Para além dos alimentos que lhe apresentamos anteriormente, no tratamento da anemia é fundamental que ingira alguns alimentos que propiciem ao organismo uma melhor absorção do ferro. Deste modo deve procurar comer com alguma regularidade alimentos que contenham ácido ascórbico, uma vez que este componente proporciona uma melhor absorção do ferro por parte do organismo. O ácido ascórbico é um elemento que encontra facilmente em alimentos proteicos e citrinos, deste modo ao ingerir estes alimentos irá proporcionar ao seu organismo uma melhor absorção do ferro que possa estar presente nos vegetais. No entanto também existem alguns alimentos que promovem o efeito contrário, ou seja dificultam a absorção do ferro por parte do organismo. Deste modo eis o que deve evitar consumir:

– Café;
– Leite e seus derivados;
– Chá
– Cereais integrais;

Tendo em conta a importância que o ferro tem para o nosso organismo e as consequências que poderão estar associadas à anemia, para além de todos as medidas que lhe apresentamos anteriormente, temos para si um remédio caseiro muito eficaz no combate à anemia, sendo este o suco de laranja e agrião. Graças aos elevados níveis de ferro presentes no agrião e graças à vitamina c presente na laranja, este suco proporcionará ao seu organismo uma melhor absorção e utilização do ferro.

Receita

Para preparar este suco irá necessitar de 1 chávena de agrião, cuja folhagem seja bem verde e fresca e irá também necessitar de um copo de sumo de laranja. Para confecionar o suco de laranja e agrião, basta lavar o agrião, coloca-lo no liquidificador, adicionar o suco de laranja e ligar o liquidificador até que o suco esteja homogéneo. Findo isto coe o suco e beba-o de seguida. Para obter todos os benefícios que este suco natural tem para lhe oferecer é recomendado que beba um copo do mesmo diariamente, preferencialmente logo após a sua preparação, de forma a que nenhuma das suas propriedades seja perdida.