Suco de limão para tratar o escorbuto

O escorbuto é um tipo de doença que tem na sua origem a carência de vitaminas no organismo. No caso do escorbuto é falta de ácido ascórbico, vulgarmente conhecido por vitamina C que desencadeia o seu desenvolvimento. A perda de dentição, a inflamação gengival, o sangramento das gengivas, as dores articulares, o aparecimento de feridas sobre a pele, as hemorragias nasais, a presença de sangue na urina ou nas fezes, o cansaço, a fraqueza e o aumento do tempo de cicatrização das feridas, são alguns sinais/sintomas do escorbuto.

Tal como qualquer outra doença, também existem algumas medidas preventivas que nos podem ajudar a evitar o aparecimento desta doença, tais como:

– Aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina C, como é o caso dos citrinos e alguns leguminosos;
– Implementar no dia-a-dia boas práticas alimentares;
– Optar por cozinhar os alimentos a vapor, de forma a que os alimentos não percam os seus nutrientes e vitaminas;
-Tomar suplementos de vitamina c;

Em relação ao tratamento desta doença, não fique com a ideia que esta deve ser tratada unicamente com uma dieta alimentar rica em vitamina C, pois em alguns casos este tipo de dietas pode colocar em risco a sua saúde. Deste modo o acompanhamento médico é imprescindível, pois só um especialista lhe conseguirá indicar o tratamento mais apropriado às suas necessidades, isto porque nem todas as pessoas são iguais.

Contudo queremos dar-lhe a conhecer um tratamento natural muito eficaz que poderá ser outro dos seus aliados na luta contra esta doença, sendo este feito à base de suco de limão.

Para preparar este remédio natural, vai necessitar unicamente de 3 limões, 2 copos de água e um pouco de açúcar. Depois deve extrair o suco dos limões para um liquidificador, seguidamente deve adicionar a água e adocique a seu gosto. Para finalizar ligue o liquidificador até que todos os ingredientes se encontrem totalmente homogéneos. Findo isso o seu suco está pronto a ser tomado.

Para utilizar este remédio caseiro no tratamento do escorbuto é recomendado que tome um copo deste suco várias vezes ao dia, pois só assim conseguirá obter todos os benefícios que o suco de limão tem para lhe oferecer. Para além do limão, o abacaxi, a laranja e o maracujá são outras das frutas que poderão ajuda-lo a colmatar esta doença, uma vez que estas frutas também possuem uma excelente fonte de vitamina C.

No entanto como fora referido anteriormente, o acompanhamento médico é fundamental, deste modo nunca se automedique sem o consentimento do seu médico, pois os seus atos podem vir a piorar o seu estado de saúde.