Tabagismo e Asma – Deixar de fumar ajuda a controlar e prevenir a asma?

Se você tem asma, deixar de fumar é uma excelente ideia. Os especialistas médicos sabem já há muito tempo que fumar é um grande fator de risco para a asma – tanto para os fumadores ativos, como para os fumadores passivos.

O tabagismo é uma má notícia para quem tem asma, ou para crianças que têm pais fumadores. Está comprovado que, tanto o tabagismo ativo como o passivo, aumentam o risco de desenvolvimento de asma, podendo também ativar sintomas de asma em pessoas mais suscetíveis.

Efeitos do tabagismo na asma

O fumo do tabaco é crucial no desenvolvimento da ativação de sintomas de asma, de acordo com o “National Heart, Lung, and Blood Institute” (NHLBI) do “National Institutes of Health” O NHLBI continua referindo que os pacientes com asma não devem fumar ou estar expostos ao fumo passivo de tabaco. Estudos mostram que estar exposto ao fumo de tabaco leva aos seguintes problemas:

  • decréscimo da função pulmonar;
  • aumento da necessidade de medicamentos para as crises de asma;
  • ausências mais frequentes na escola ou no trabalho.

Porventura pior é o facto de a exposição ao fumo dos pais ser um fator de risco bastante forte para os bebés desenvolverem asma.

Tabagismo na Adolescência

Uma investigação no “American Journal of Respiratory e Critical Care Medicine” sugere fortemente que os adolescentes que fumam pelo menos 300 cigarros por ano, têm também um risco até 4 vezes maior de desenvolver asma. Mais de 2.600 crianças, com idades entre os 8 e os 15 anos, que estavam inicialmente sem asma, foram acompanhados durante 5 a 8 anos durante este estudo. Aqueles que fumavam regularmente tinham quatro vezes mais probabilidades de desenvolver asma nos 8 anos seguintes do que aqueles que não fumavam. Este risco é duas vezes maior se as suas mães também tiverem fumado durante a gestação.

Assim, se você é pai de um adolescente, é importante fazer tudo o que puder para ajudar a evitar que ele comece a fumar. Para isso, se é fumador, deve começar por si.

desencadeamento de asma