Tabagismo e Câncer de Pulmão

Tabagismo e Câncer do Pulmão (carcinoma primário do pulmão) estão ambos bem documentados, mas um dos factos mais importantes, mas muitas vezes esquecido sobre esta doença, é que fumar é a principal causa. O fumo do tabaco provoca também doenças pulmonares crônicas, e contribui para cancros na bexiga, pâncreas e rins.

Estágios

O câncer de pulmão leva normalmente muitos anos a desenvolver-se. A incidência é maior em idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos. As alterações no pulmão podem no entanto começar logo que a pessoa fique exposta a substâncias carcinogénicas (cancerígenas).

Logo que a exposição comece, algumas células anormais pode aparecer no revestimento dos brônquios (as principais vias respiratórias). Gradualmente, à medida que a exposição a essas substâncias continue, mais células anormais poderão aparecer. Algumas irão tornar-se cancerosas, podendo formar um tumor. Contudo, se parar de fumar, o risco de desenvolver cancro do pulmão diminui.

Ano após ano, as células anormais são substituídas por células normais, e ao fim de 10 anos, o risco cai para valores entre um terço a metade do risco para pessoas que continuam a fumar. Deixar de fumar reduz significativamente o risco de desenvolvimento de outras doenças relacionadas com o tabagismo, como as doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral, enfisema e bronquite crónica. Há ainda muitos mais benefícios em deixar de fumar.

Factos principais

  • O carcinoma primário do pulmão é a principal causa de morte por cancro em homens e mulheres.
  • É responsável por aproximadamente 32% das mortes por cancro em homens e 25% nas mulheres.
  • Fumadores atuais ou antigos constituem cerca de 90% de todos pacientes com a doença.
  • Os homens que fumam um maço por dia têm um risco 10 vezes maior em comparação com não fumadores.
  • Os homens que fumam dois maços por dia têm um risco 25 vezes maior em comparação com não fumadores.
  • Quanto mais fumar e quanto mais tempo fumar, maior é o risco.
  • Das 180 mil pessoas diagnosticadas todos os anos, apenas nos Estados Unidos, 86% irão morrer passados 5 anos após o diagnóstico.
  • Os produtos e compostos químicos presentes no fumo do tabaco tornam-no canceroso, sendo a causa de outros efeitos prejudiciais para a saúde.

Tipos de cancro

Existem dois principais tipos de câncer de pulmão:

Câncer de pulmão de não-pequenas células (CPNPC) – consiste em três tipos:

  • a) Carcinoma de células escamosas
  • b) Adenocarcinoma
  • c)  Carcinoma de grandes células

Câncer de pulmão de pequenas células (CPPC), também denominado de cancro das células em grão de aveia. Espalha-se normalmente para diferentes partes do corpo mais rapidamente que o cancro do pulmão de não-pequenas células, representando cerca de 20% de todos os casos.

tabaco é principal responsável pelo câncer de pulmão

loading...

25. Fevereiro 2014 by admin

Comentários no Forum (2)

  1. ´só isso basta

  2. pra n ter muitos problemas e n ficar cansado rapido.
    quando vc fuma, puxe pela boca e n pelo pulmao.
    estudando as armas biologicas. kkkkkkkkkkkk

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *