Tabagismo e Problemas Dentários

A maioria de nós sabe que fumar é mau para a saúde, mas sabia que o tabagismo é também um dos principais contribuidores para muitos dos problemas dentários? Os cigarros não são os únicos produtos a culpar. Todas as formas de tabaco, incluindo charutos, tabaco sem fumo e narguilé (cachimbo de água), provocam problemas odontológicos.

Problemas dentários associados ao uso do tabaco

O uso de tabaco…

  1. aumenta significativamente o risco de câncer de boca (Leia: Câncer de Boca e Tabagismo), uma doença que progride rapidamente e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente.
  2. aumenta o risco de doença das gengivas, que é uma das principais causas de perda de dentes em adultos.
  3. inalado, em particular, pode retardar a cicatrização após uma cirurgia oral, tal como arrancar um dente.
  4. pode danificar o tecido da gengiva e causar retração gengival, que deixa as raízes dos dentes expostas. Isto pode aumentar o risco de queda dos dentes e causar maior sensibilidade ao calor ou e ao frio.
  5.  pode causar mau hálito.
  6.  causa manchas nos dentes que não podem ser removidas com a escovagem habitual.
  7.  pode causar a acumulação de tártaro, que pode obrigá-lo a ter limpezas dentárias mais frequentes.

Cigarros e Charutos

Os cigarros e os charutos contêm diversas toxinas associadas ao câncer. Não inalar o fumo não diminui o risco de desenvolvimento de doenças dentárias.

Tabaco sem Fumo

Saiba que é possível encontrar mais nicotina no tabaco de mastigar que nos próprios cigarros? Os produtos de tabaco sem fumo contêm também toxinas perigosas associadas ao cancro. De acordo com a American Dental Association, “pelo menos 28 químicos causadores de cancro foram identificados em produtos de tabaco sem fumo”.

Narguilé (cachimbo de água)

Fumar através de um narguilé tornou-se ultimamente muito popular em alguns países. Infelizmente, os narguilés não filtram todas as toxinas perigosas.

tabaco é fator de risco para uma série de doenças bucais