Tratamento de Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina (MRSA)

Se você for diagnosticado com uma infecção causada por Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina, o seu plano de tratamento dependerá de vários fatores. Estes incluem: o tipo de infecção que tem; o local da infecção; a gravidade dos sintomas e, os antibióticos que a estirpe específica de MRSA é sensível. Alguns possíveis planos de tratamento são descritos abaixo.

Colonização

Se você for detetado com MRSA, e estiver apenas colonizado (quando as bactérias estão presentes no corpo, mas não causam nenhum sintoma), então remover as bactérias por norma é relativamente simples. Pode ser usado um antibacteriano em gel ou em pó para o duche para remover as bactérias MRSA da pele. No nariz pode ser usado um creme para remover as bactérias, e um shampoo antibacteriano para as remover do corpo cabeludo.

Normalmente é necessário repetir o processo uma vez por dia durante cinco dias seguidos. Não tem que ser internado no hospital para realizar o tratamento, pode perfeitamente fazê-lo em casa.

Infecções da Pele e Tecidos Moles

As infecções da pele e tecidos moles, tais como furúnculos ou abscessos, exigem um tratamento um pouco invasivo, onde é realizada uma incisão (corte) para drenagem do pus e tecidos mortos.

A incisão e drenagem envolvem perfurar através de uma incisão a ponta do furúnculo ou abscesso com uma agulha estéril ou com um bisturi. Este método incentiva o pus a sair para fora, o que deve ajudar a aliviar a dor e a estimular o processo de recuperação e cicatrização. Caso seja necessário será usado um anestésico local para anestesiar a área afectada.

As infecções cutâneas mais extensas, como a celulite infecciosa (uma infecção dos tecidos subcutâneos, localizados abaixo da pele), normalmente requerem a 5 a 10 dias de comprimidos de antibióticos.

É difícil saber ao certo qual o antibiótico a ser usado. A escolha vai depender do resultado dos exames e, em alguns casos, em que parte do país vivemos, pois muitas vezes existem diferentes padrões de resistência aos antibióticos de acordo com o local onde vivemos.

Você terá de realizar um tratamento de 7 a 14 dias de injeções de antibióticos se desenvolver uma infecção da pele ou dos
tecidos moles no hospital ou se estiver mais vulnerável aos efeitos da infecção (por exemplo se você tiver queimaduras ou de feridas cirúrgicas).

Infecções Invasivas e Portadores de MRSA no Hospital

Se for detectado que está infetado por MRSA, ou se for infetado com MRSA no próprio hospital, é provável que precise de ser transferido para um quarto isolado, próprio para estas situações. Isto reduz o risco de as bactérias que se encontram no seu organismo possivelmente contaminem outros pacientes que se encontrem vulneráveis e próximos de si.

Você poderá ser colocado num quarto sozinho ou num espaço com outras pessoas que têm o mesmo problema. Nestas situações você pode sempre receber visitas, mas é muito importante que as visitas limpem bem as mãos antes e depois de visitá-lo e antes e depois de lhe tocarem para evitar que a infecção se propague.

O tratamento das infecções invasivas causadas pelo Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina envolve um cursode injecções de antibióticos. Dependendo do tipo e da localização da infecção, esta pode durar até seis semanas. Pode ser usada ainda uma combinação de antibióticos de acordo com o estado da infecção, mas esta, é determinada por um médico.

Clique nos links abaixo para mais informações sobre os diferentes tipos de infecções invasivas:

  • Septicemia, Sepse ou Sépsis;
  • Bursite;
  • Endocardite;
  • Meningite;
  • Osteomielite;
  • Pneumonia;
  • Síndrome do Choque Tóxico.

injeções

Conheça os principais Sintomas da infecção.