Tratamento a Laser para Varizes

O laser é um feixe de luz bastante focado. A medicina usa o laser já á alguns para tratar não só as varizes, veias de aranha e derrames, como também no tratamento de manchas de pele e outros problemas. Neste artigo vamos apenas focar-nos no tratamento de varizes e como é realizado este procedimento.

O laser aquece a veia danificada, fazendo com que o tecido cicatrize. Este tecido cicatrizado fecha a veia. A veia fechada perde o seu fornecimento de sangue e morre. Após um ano ou dois, é provável que a veia desapareça completamente.

Tratamento a laser simples. O tratamento a laser simples pode tratar veias de aranha, mais finas e varizes localizadas abaixo da pele. Normalmente é necessário mais de uma sessão de laser. Estas sessões de tratamento são normalmente agendadas a cada 6-12 semanas, tal como prescrito pelo seu médico (se tiver uma má circulação sanguínea a alimentar estas veias finas, primeiro tem que se tratar a grande veia que as “alimenta” através de cirurgia vascular, laser endovenoso, ou tratamento por radiofrequência, ou escleroterapia).

Tratamento com laser endovenoso. Esta nova tecnologia cada vez mais se aplica a varizes de maiores dimensões (largura) localizadas nas pernas. Insere-se um fio laser através de um cateter na veia. Durante este procedimento, o médico observa a veia através de uma ecografia doppler (eco-Doppler). O laser endovenoso é menos doloroso do que o procedimento stripping da veia, com menor tempo de recuperação. Apenas se aplica anestesia local ou um sedativo leve para o tratamento a laser (enquanto que na cirurgia a laser, usa-se anestesia geral, que o deixa a dormir).

O Que Esperar Depois do Tratamento a Laser

O paciente poderá regressar à vida normal após o tratamento com laser simples. Após o tratamento com laser endovenoso, terá de usar meias de compressão por 1 semana ou mais. No seguimento, o médico irá pedir para realizar uma ecografia doppler para certificar que a veia está completamente fechada.

O Que É Feito

O tratamento a laser simples é usado em pequenas veias de aranha e pequenas varizes. Por vezes é o segundo passo no tratamento, após uma grande veia varicosa ter sido tratada com cirurgia, tratamento laser endovenoso, por radiofrequência ou por escleroterapia.

O tratamento a laser endovenoso é usado para fechar as grandes varizes, em vez de usar a cirurgia para a remover.

Quão Bem resulta

Tratamento a laser simples. Nos últimos 20 anos, este tipo de tratamento a laser tornou-se mais seguro e eficaz.

Tratamento a laser endovenoso. O tratamento a laser endovenoso fecha 94 veias em cada 100. Em 6 veias em cada 100 não resulta.

Se o tratamento a laser endovenoso não fechar uma veia, precisará de um segundo tratamento. Dependendo do que estiver disponível na sua área de residência, poderá optar por outro tratamento a laser, tratamento por radiofrequência ou escleroterapia. Em alguns casos, também é recomendada a cirurgia vascular.

Para maiores probabilidades de sucesso, escolha um médico com bastante experiência no tratamento de varizes com laser endovenoso.

Riscos

Alguns efeitos secundários do tratamento a laser incluem:

  • pele queimada
  • alteração na coloração da pele.
  • sensação de queimação, dor, ou picadas após a recuperação, devido a danos causados nos nervos (menos provável após uma cirurgia com o método stripping)
  • pequenos ou grandes coágulos sanguíneos na veia ou numa veia profunda (menos provável após uma cirurgia com o método stripping).

Quanto mais experiência o médico tiver a trabalhar com o laser, menos riscos terá. Fale com o médico para saber qual a frequência destes efeitos secundários acontecerem durante os seus tratamentos.

Conheça outros Tratamentos Caseiros Para Varizes.

O Que Pensar

Comparado com o stripping e a ligação de veias, os tratamentos a laser endovenoso e por radiofrequência são menos dolorosos e têm um tempo de recuperação mais curto. Isto porque estes tratamentos são feitos com recurso a uma pequena incisão. Não é necessária uma grande incisão na virilha. Mais, estes tratamentos não necessitam de anestesia geral ou epidural.

Perguntas Sobre o Tratamento de Varizes

Se está a pensar fazer escleroterapia, tratamento a laser, fechamento por radiofrequência ou outro tratamento para varizes, considere os seguintes pontos:

  • Nível de experiência que o médico tem neste tratamento em particular? Procure por um médico que tenha feito muitos procedimentos.
  • Taxa de sucesso global na prática? Tenha cuidado quando as pessoas prometem resultados perfeitos.
  • Qual o preço do tratamento e exames, e quantos tratamentos serão necessários? O custo do tratamento varia entre algumas centenas a vários milhares de euros, dependendo do número de “sessões” que tenha de fazer. Tenha cuidado com as clínicas que pedem para assinar contrato para um determinado número de tratamentos logo no início.
  • Quais os riscos do tratamento? Pergunte quais os riscos para a saúde e efeitos secundários do tratamento.
  • Quais os resultados esperados e quanto tempo até os notar? Tenha em conta que as varizes podem reaparecer após o tratamento. Pergunte qual a taxa de recidiva das varizes para o tipo de tratamento que está a considerar realizar.

esquema de tratamento a laser em varizes