Tratamento para Abscesso da Mama

Você deverá visitar o seu médico caso a sua mama fique vermelha e dolorosa. O abscesso mamário surge geralmente como um efeito complicativo da mastite (inflamação da mama). Se você tiver mastite, podem-lhe ser prescritos antibióticos para tratar a infecção. Se os sintomas não melhorarem, deve marcar uma nova consulta com o seu médico.

Se o peito ainda estiver vermelho e dolorido depois de tomar os antibióticos, o médico poderá encaminhá-la para uma unidade da mama, para um especialista confirmar o diagnóstico de um abscesso mamário. O diagnóstico é normalmente confirmado utilizando uma ultra-sonografia. Este tipo de exame usa ondas sonoras de alta frequência para criar uma imagem do interior do seu corpo.

Drenagem do Abscesso Mamário

Se for confirmado um abscesso, este geralmente é tratado com sucesso quando todo o pus for drenado. Os pequenos abscessos podem ser drenados através de uma agulha e de uma seringa. Com a ajuda de um ultra-som, o médico pode ver o seu trabalho facilitado pois este pode ser utilizado para guiar a agulha para o local exacto.

No caso dos abcessos mamários maiores, pode ser feita uma pequena incisão no abscesso para que assim o pus possa ser todo drenado. Durante ambos os processos, pode ser utilizado um anestésico local para anestesiar a área da pele em torno do tecido mamário infetado. A utilização de anestesia geral geralmente não é necessária a menos que o abscesso seja particularmente profundo.

Diagnosticar problemas da mama

Visite sempre o seu médico se detectar quaisquer alterações nos seus seios, como um nódulo na mama ou uma saída de fluidos dos seus mamilos. Em alguns casos, estes sintomas podem ser um sinal de cancro da mama.

Se tiver um nódulo no peito, será encaminhada para uma unidade da mama afim de fazer uma avaliação que pode incluir uma ecografia e uma mamografia (raio-X da mama).

mamografia