Tratamento para Furúnculos e Carbúnculos (Antraz)

A maioria dos furúnculos melhora sem necessidade de recorrer a tratamento médico e podem ser tratados com sucesso em casa.

Cuidados

Uma das melhores formas de acelerar o processo de cura é aplicar uma toalha de rosto quente sobre o furúnculo durante cerca de 10 minutos três a quatro vezes por dia. O calor aumenta a quantidade de sangue que circula à volta do furúnculo, o que significa que são enviados mais glóbulos brancos para combater a infecção.

Se o furúnculo rebentar, cubra-o com uma compressa esterilizada ou uma faixa para evitar que a infecção se disperse a outras zonas. Depois disto, lave bem as mãos com água e sabão. Assim evitará a dispersão de bactérias a outras partes do seu corpo e até mesmo a outras pessoas. Os analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar qualquer dor provocada pelo furúnculo.

Drenar o Pus de um Furúnculo

Fale com o seu médico se tiver um furúnculo grande que seja suave e esponjoso ao toque (o nome médico para esta situação é “furúnculo flutuante”, e indica a presença de pus numa infecção bacteriana. Quando o furúnculo fica suave e esponjoso, é raro que ele rompa e drene sozinho e provavelmente não responderá bem ao tratamento com antibióticos, isto porque as reações químicas existentes no pus evitam que os antibióticos penetrem bem nos tecidos.

O médico poderá ter de remover o pus usando técnicas de incisão e drenagem. Em alguns casos (consuante a gravidade) o médico poderá encaminhar o paciente para o hospital de forma a realizar esta mini cirurgia. A incisão e drenagem envolvem perfurar a ponta do furúnculo com uma agulha estéril ou bisturi. Isto faz com que o pus seja drenado do furúnculo, o que aliviará a dor e estimulará o processo de recuperação e cicatrização.

Conforme o tamanho e a quantidade de furúnculos a drenar o paciente poderá ter de receber anestesia local para adormecer a zona a tratar. Nunca tente espremer ou romper o furúnculo pois pode ajudar a dispersar a infecção.

Antibióticos

Geralmente os antibióticos são recomendados:

  • para todos os casos de carbúnculos
  • se o paciente tiver febre
  • se o paciente desenvolver uma infecção secundária, como a celulite infecciosa (uma infecção na camada mais profunda da pele)
  • se o paciente tiver um furúnculo no rosto – os furúnculos faciais têm mais riscos de desenvolver complicações
  • se o paciente sentir desconforto ou dores severas

Normalmente é recomendado um tratamento de sete dias com um antibiótico à base de penicilina (flucloxacilina). Se o paciente não puder tomar penicilina, existem outros antibióticos como a eritromicina e a claritromicina. É importante acabar a toma de antibióticos mesmo que o furúnculo desapareça, pois se não o fizer a infecção pode voltar.

Tratamento de Furúnculos e Carbúnculos Recorrentes

Os furúnculos e os carbúnculos recorrentes necessitam de tratamento continuado. A maioria das pessoas tem furúnculos recidivos por serem portadores da bactéria Staphylococcus Aureus (bactéria estafilococo), uma causa comum dos furúnculos e carbúnculos. Neste caso, será necessário tratamento para eliminar essas bactérias.

O tratamento irá depender da localização das bactérias estafilococo no corpo do paciente. As bactérias existentes na pele podem ser tratadas com um sabão antisséptico. As bactérias estafilococo também são muito vulgares no nariz. Desta forma poderá também ser prescrito um séptico nasal para aplicar várias vezes ao dia durante cinco a dez dias.

Também receberá aconselhamento do seu dermatologista de forma a prevenir o aparecimento de furúnculos, como lavar e limpar regularmente cortes, feridas e arranhões.

 

loading...

14. Janeiro 2014 by admin

Um Comentário no Forum

  1. Boa tarde, na minha casa o meu marido já teve vários episódios de furúnculos em curto espaço de tempo no máximo de 2 meses aí depois meu filho apareceu com um jtbm em um espaço de tempo de 3 meses teve outro e agora eu já tive um a 1 mês atrás e agora tá aparecendo outro….por favor gostaria de saber o porquê disso….é grave? É contagioso? Estou preocupada…. Aguardo uma resposta.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *