A flatulência excessiva pode ser geralmente tratada através de alterações na sua dieta e no seu estilo de vida. Existem também vários tratamentos sem receita médica disponíveis se a sua flatulência estiver a tornar-se um verdadeiro problema. Conheça alguns cuidados a ter no seu dia-a-dia

Dieta

Evite comer alimentos ricos em hidratos de carbono absorvíveis (ver causas da flatulência para mais informações). No entanto, é também importante ter uma dieta saudável e equilibrada, incluindo pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. Escolha alimentos que contêm hidratos de carbono fáceis de digerir. Estes incluem:

  • Batata;
  • Arroz;
  • Alface;
  • Bananas;
  • Uvas;
  • Citrinos, como laranjas;
  • Iogurte.

É importante referir que cada pessoa reage de maneira diferente a certos alimentos, por isso, mesmo alguns alimentos listados em cima podem também causar gases e flatulência. Desta forma, pode ser útil manter um diário alimentar para verificar se certos alimentos provocam sintomas de flatulência ou não. Poderá também achar benéfico realizar seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes. As refeições menores são mais fáceis de digerir e podem produzir menos gases. Há também alguns indícios que sugerem que beber chá de hortelã pode ajudar a melhorar os sintomas da flatulência.

Engolir ar

Quando comer, certifique-se que mastiga os alimentos lentamente, de forma a reduzir a quantidade de ar que engole. Isso também irá ajudar na digestão. Evite mascar pastilha, já que ela pode também fazê-lo engolir mais ar do que o habitual. Também as pastilhas sem açúcar têm substâncias químicas que podem causar flatulência (ver causas da flatulência para mais informações). Se você fuma, deve deixar de fumar. O ato de fumar pode levá-lo a engolir mais ar do que o habitual, e o fumo do tabaco pode irritar o seu sistema digestivo.

Exercício físico

Fazer exercício físico pode ajudar ao correto funcionamento do sistema digestivo e dos seus intestinos. Além disso, já foi provado que os movimentos feitos durante a atividade física moderada ajudam a diminuir a barriga inchada e facilitam a passagem do ar.

Medicamentos e outros remédios

Existem vários medicamentos sem receita médica que podem ajudar a tratar os sintomas de flatulência, alguns dos quais estão descritos abaixo.

Comprimidos de carvão

Os comprimidos de carvão são medicamentos sem receita médica disponíveis nas farmácias. O carvão vegetal absorve o gás no sistema digestivo, o que ajuda a reduzir os sintomas de flatulência. Se estiver a tomar outros medicamentos, os comprimidos de carvão podem não ser adequados para si. A razão prende-se com o facto de o carvão poder absorver a medicação e torná-la menos eficaz. Se estiver a tomar outros medicamentos, pergunte ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar os comprimidos de carvão.

As roupas que contém carvão vegetal ativado, ou as pastilhas de carvão colocadas dentro do próprio vestuário, podem ajudar a absorver o mau-cheiro dos gases libertados durante a flatulência. Estes produtos podem ser comprados online. A simeticona é outra medicação sem receita médica que pode ajudá-lo/a com o seu problema de flatulência.

Suplementos dietéticos

A alfa-galactosidase ou alfa-GAL é uma enzima disponível em alguns suplementos dietéticos que pode ajudar a melhorar a digestão dos hidratos de carbono e dessa forma, a reduzir os sintomas da flatulência. Esta substância encontra-se disponível num suplemento dietético chamado “Beano”, que tem mostrado ter algum efeito positivo na redução da flatulência e está disponível em algumas farmácias e lojas de produtos naturais.

Leia Também: Alimentos que Ajudam na Digestão.

Os probióticos podem também ser úteis no tratamento da flatulência. Os probióticos são um suplemento dietético, geralmente vendido em forma líquida ou em cápsulas, que promovem o crescimento de bactérias “amigas” no seu sistema digestivo. As bactérias “amigas” devem ajudar a digestão e reduzir os sintomas de flatulência, particularmente em pessoas com síndrome do intestino irritável (SII).

Leia mais sobre:

beano para gases e flatulência