Tratamento para Impetigo

Normalmente o impetigo não é grave e desaparece sem tratamento após duas a três semanas. No entanto se você ou o seu filho(a) tiverem sintomas, fale com o seu médico para excluir outras possíveis doenças mais graves. Se o dermatologista confirmar o impetigo, este pode ser tratado eficazmente com antibióticos que podem ser prescritos em forma de pomada (tópico) ou comprimidos. Com tratamento, a infecção cutânea deverá desaparecer entre sete a 10 dias e o tempo de infecção será reduzido.

Pomada Antibiótica

Antes de aplicar uma pomada antibiótica, o paciente deve lavar as zonas da pele afetadas com água morna e sabão. Para reduzir o risco de disseminar a infecção, é importante lavar as mãos logo após a aplicação da pomada e usar luvas de latex enquanto a aplica.

Antibióticos Orais

se rapidamente, ou os sintomas não melhorarem após a aplicação da pomada antibiótica. se uma toma oral de antibióticos durante 7 dias. Se lhe for prescrita esta toma de antibióticos ou ao seu filho, é importante que a cumpra até ao fim, mesmo que os sintomas desapareçam. Os efeitos secundários dos antibióticos orais são:

  • dores de estômago (dor abdominal)
  • náuseas (sensação de mal estar)
  • vómito (mal estar instalado)
  • diarreia (fezes aguadas)
  • infecções fúngicas, como candidíase (em mulheres)

Se as bolhas continuarem a produzir fluidos é sinal de que ainda são infecciosas. O impetigo deixa de ser contagioso 48 horas após o tratamento ser iniciado. Assim, se o seu filho tiver impetigo poderá voltar à escola ou infantário:

  • 48 horas após o início do tratamento com antibióticos
  • depois das feridas pararem de formar bolhas ou crosta

Se os sintomas não melhorarem em sete dias após o início do tratamento, volte a falar com o seu médico dermatologista para nova consulta e discutir outros tratamentos disponíveis.

Foto de Impetigo contagioso de pequenas vesículas em redor da boca e queixo