Tratamentos Naturais para Varizes

As varizes são vasos sanguíneos inchados e distorcidos, que aparecem normalmente nas pernas. Estas desenvolvem-se quando as veias ficam com as paredes enfraquecidas ou as válvulas defeituosas (que regulam a circulação sanguínea). Obesidade, gravidez, menopausa e longos períodos de pé são alguns dos fatores que promovem o desenvolvimento desta condição, as varizes, que também podem ser hereditárias.

São várias as alternativas terapêuticas que oferecem formas de reduzir o inchaço e o desconforto provocado pelas varizes e várias formas de as prevenir. A maioria destas terapêuticas recomenda as mesmas medidas de auto ajuda que a medicina tradicional.

É importante incluir um regime de exercício físico, que pode melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Tente caminhar, andar de bicicleta ou nadar, que são atividades em que as pernas não sofrem um grande impacto mas são exercitadas.

Hidroterapia

Algumas formas de hidroterapia podem estimular a circulação sanguínea e encolher as veias inchadas. Como as varizes se formam quando o sangue se acumula nas veias, melhorar e promover a circulação é a chave para as prevenir e minimizar.

Alternar banhos de água fria com água quente pode ajudar a melhorar a circulação. As compressas frias aplicadas contra as pernas também podem ajudar na circulação sanguínea e reduzir o inchaço das veias. Um adstringente como o vinagre de cidra ou hamamélia (hamamelis) pode ser adicionado às compressas para ajudar a reduzir o inchaço.

Um tratamento comum de hidroterapia pode ser:

  1. encher dois alguidares grandes ou baldes com água, um com água quente que consiga tolerar (que não queime a pele), o outro com água fria.
  2. coloque as pernas na água quente por três minutos.
  3. retire-as e coloque-as imediatamente na água fria. Deixe por um minuto.
  4. repita quatro vezes, terminando na água fria.

Nota: este tratamento não é adequado em pessoas com diabetes. Se tem diabetes, fale com o seu médico antes de iniciar este tratamento.

Terapia de Nutrição

Alguns alimentos e suplementos têm potencial para tratar e prevenir as varizes. Recomenda-se a ingestão de vitamina C e flavonoides devido à sua capacidade para rejuvenescer os vasos sanguíneos. Estas substâncias encontram-se em laranjas e toranjas (também deve comer a parte branca). Os frutos vermelhos escuros e roxos também são ricos em flavonoides. Um naturopata pode recomendar a ingestão de várias doses de frutos vermelhos ricos em flavonoides, como:

  • cerejas
  • mirtilos
  • arandos
  • uvas
  • groselhas

Além dos frutos, também pode tomar extratos. Os suplementos de vitamina E também têm benefícios para os vasos sanguíneos. As comidas e especiarias que atuem no sangue para quebrar a substância fibrina também são úteis. Isto porque as pessoas com veias varicosas têm uma tendência anormal para armazenar fibrina, que pode interromper a ação dos vasos sanguíneos. O alho, a cebola, pimenta caiena, gengibre, e bromelina (derivado do ananá fresco) podem ajudar a dissolver a fibrina.

Um movimento intestinal esforçado pode levar ao desenvolvimento de varizes no ânus (conhecido como hemorroidas), e também pode provocar veias varicosas nas pernas. Para evitar este esforço, é necessário defecar fezes moles e volumosas. Aqui estão algumas formas de melhorar a sua ingestão de fibras:

  • aumente a ingestão de fibras ao comer mais vegetais, grãos não refinados (como arroz integral, aveia, centeio e trigo mourisco), feijões e frutas.
  • beba pelo menos oito copos de água diários
  • adicione sementes de psílio à sua dieta
  • o excesso de peso corporal também aumenta a suscetibilidade de desenvolver varizes, por isso é recomendado perder peso

Outras Terapias

Acupressão

Normalmente o alvo são pontos de acupressão ao longo do canal esplénico nas pernas (se possível, use a perna sem varizes).

Aromaterapia

Massaje gentilmente com os seguintes óleos essenciais: cipreste, alfazema, limão e alecrim. Massaje em direção ao coração e evite as veias varicosas.

Bodywork (Trabalhar o corpo)

Bodywork é um termo usado na medicina alternativa para descrever qualquer terapêutica ou técnica de desenvolvimento pessoal que envolve o trabalho com o corpo humano de uma forma que envolve a respiração, Cura pela Fé, etc. A reflexologia faz parte do Bodywork e pode alivar a dor provocada pelas varizes.

Desintoxicação, jejum, e terapêutica do colon (Hidrocolonterapia ou colonterapia)

Pequenos e rápidos clisteres podem ajudar no movimento dos intestinos, muito importante para prevenir varizes.

Herbalismo (Medicina herbácea ou herbal)

O herbalismo usa e estuda as plantas medicinais. Neste caso os tratamentos mais comuns incluem carbo vegetabilis, ferrum metallicum, hamamelis virginica, e pulsatilla nigricans.

Homeopatia

Os remédios comuns incluem carbo vegetabilis, Ferrum metallicum, Hamamelis virginica e Pulsatilla nigricans.

Yoga

Certas posturas, em especial aquelas com as pernas acima da cabeça podem melhorar a circulação sanguínea, sendo uma forma de exercício físico.

Acupressão

Conheça os Tratamentos mais eficazes para varizes.