8 tratamentos que suavizam as rugas da testa

Todos os tratamentos listados abaixo contêm qualidades que retardam o envelhecimento da pele.

Inevitável, a formação de rugas atinge todos os seres humanos em algum momento de suas vidas, uma vez que todos estão fadados a sofrer as consequências inerentes ao processo natural de envelhecimento do organismo.

Na batalha diária contra essas circunstâncias, vale a pena frisar que o excesso de exposição da pele aos raios ultravioletas acelera os eventos que, dentre outras coisas, culminarão no desenvolvimento de rugas, já que os raios solares causam danos profundos à superfície cutânea.

Em contrapartida, além de evitar a incidência dos raios solares sem o uso de protetor solar, outra medida que pode ajudar a minimizar a deterioração da pele é a atenção concedida à alimentação.

Afinal, damasco, laranja, cenoura, hortaliças verde-escuras, e o mamão são altamente concentrados em carotenoides, substâncias que postergam o envelhecimento das células.

Esse mesmo efeito é produzido pela berinjela, frutas vermelhas, beterraba, e pelo chá verde, que possuem doses elevadas de flavonoides, que por sua vez desempenham papel semelhante ao dos primeiros elementos.

Visando potencializar ainda mais a capacidade do organismo em retardar o processo de envelhecimento, vale a pena destacar a atuação do zinco, mineral facilmente encontrado nas vitaminas C e E, além do tomate, e dos frutos do mar.

Por fim, a redução da flacidez da pele é tarefa para a aveia, castanhas, e soja, alimentos que detêm doses generosas de silício, selênio, e isoflavonas.

Certamente, uma dieta balanceada que inclua esses alimentos citados no cardápio contribui bastante para que a pele não demonstre tão nitidamente os efeitos oriundos do envelhecimento celular. Entretanto, ocasionalmente, a alimentação pode ser menos influente, ou não atender as expectativas dos pacientes. Para ambos os casos, os dermatologistas costumam indicar os tratamentos expostos na sequência.

Acupuntura Facial

Acupuntura Facial

Muito além de pura medicina, a acupuntura é tratada como uma arte milenar, utilizada pelos povos orientais, particularmente pela população chinesa, para eliminar as rugas desde sempre.

Segundos os preceitos da acupuntura, as rugas são um reflexo da desorganização interior de cada indivíduo. Logo, a função das agulhas usadas durante a referida técnica é a de reequilibrar o fluxo energético. Ao recuperar a harmonia corpórea, o método chinês desencadeia uma série de alterações sobre a estrutura física do corpo, essencialmente sobre a pele.

Por conseguinte, ocorre o aprimoramento do sistema circulatório nas regiões afetadas (marcadas pelas rugas), o organismo é estimulado a secretar mais colágeno (reduzindo os efeitos nocivos da flacidez), e a pele também passa a receber muito mais oxigênio.

Com o intuito de amenizar a intensidade das chamadas rugas de expressão, que marcam a fronte, o acupunturista espeta as agulhas sobre em uma parte da testa denominada glabela. Trata-se do pequeno espaço existente entre cada sobrancelha.

Normalmente, cada sessão de acupuntura facial dura cerca de 60 minutos, sendo efetuada quatro vezes ao mês, uma por semana. Já a quantidade de sessões necessárias para a obtenção dos resultados esperados fica a cargo do acupunturista, que faz uma avaliação do paciente. Essa análise é composta por algumas particularidades concernentes ao paciente, tais como o gênero, a idade, e principalmente o estilo de vida adotado por ele.

Leia Também  Perder Gordura e Ganhar Massa Muscular

Como o último item do critério de avaliação é preponderante para o total de sessões exigidas para reequilíbrio da energia interna do organismo, a acupuntura facial também pode e deve ser usada para prevenir o problema.

Creme Antirrugas Hydra Filler Filorga

Cremes antirrugas

Primeiramente, é preciso informar que os cremes que têm sua ação voltada para o combate das rugas são subdivididos entre medicamentos, cosmecêuticos, e cosméticos. É importante observar que os últimos somente hidratam a epiderme.

Já os elementos do meio são desenvolvidos com a missão de conseguir adentrar o interior da pele, o que também ocorre com os medicamentos. Contudo, os cosmecêuticos não chegam a provocar o mesmo volume de efeitos colaterais ao qual o indivíduo está sujeito quando faz uso desses remédios.

Geralmente, os cosmecêuticos são receitados para pessoas que possuem alta sensibilidade na pele. Dentro de sua constituição, as substâncias que assumem os papéis mais relevantes são os compostos alfa-hidroxiácidos (AHAS), o ácido ascórbico (vitamina C), o tocoferol (vitaminas E), e o retinol. Já o remédio mais usado é o ácido retinoico, substância pertencente à vitamina A.

De acordo com os dermatologistas, a ação dos referidos cremes no organismo é bem análoga. Esses produtos conseguem atravessar a epiderme porque os ácidos que os compõem excluem as camadas sobrepostas pelas células mortas, abrindo caminho.

Quando os componentes dos cremes transpassam a parte mais superficial da pele, eles incentivam a proliferação de células novas. Esse pequeno detalhe é essencial para que o organismo consiga alocar mais elastina e colágeno, imprescindíveis para que a pele se mantenha mais resistente e esticada por mais tempo. Com isso, o desenvolvimento de novas rugas é restringido, e aquelas que já irromperam se tornam bem menos visíveis.

A ação antioxidante dos cremes se deve à presença do ácido ascórbico, do tocoferol, e da idebenona. Ter no organismo boas concentrações dessas substâncias é fundamental para que ele consiga inibir os efeitos nocivos causados pelos chamados radicais livres, por sua vez formados devido ao excesso de poluição, tabagismo, e à exposição aos raios ultravioletas.

Já outras substâncias, por sua vez, estimulam a redução da síntese de melanina, deixando a pele com aspecto mais claro e luminoso. Os especialistas ainda ressaltam que existem determinados produtos que são elaborados a partir da tecnologia de nanopartículas. Isso significa que, além de possuírem um poder de penetração na pele muito superior aos demais, a liberação das substâncias perdura por mais tempo, o que ajuda a prevenir possíveis irritações e demais reações adversas.

A posologia dos cremes sofre alterações conforme a composição química das substâncias constituintes de cada um deles. Desse modo, os produtos que contêm ácido retinoico, por exemplo, devem ser aplicados apenas durante a noite devido às reações negativas dos compostos quando entram em contato com os raios solares.

Além disso, quem possui pele sensível deve utilizá-lo alternadamente. O uso diário é liberado para as pessoas que não apresentam este problema.

Enquanto isso, os produtos que detêm os ácidos glicólico e ascórbico podem ser usados em qualquer horário do dia, uma vez que não apresentam o mesmo poder de reação.

Vale chamar a atenção para a aplicação correta desses cremes. Os dermatologistas recomendam a realização de movimentos no mesmo sentido da massa muscular da epiderme, pois isso proporciona o chamado efeito lifting, ou seja, acarretará em uma pele mais firme e soerguida.

Leia Também  Complicações do Impetigo

Ginastica Facial

Ginástica facial

Ao contrário do que propaga a crença popular, ginástica facial não se resume a efetuar caretas desconexas diante de um espelho. Os especialistas da técnica também esclarecem que, embora até as marcas de expressão mais latentes sejam minimizadas, os exercícios peculiares propostos pela ginástica facial tampouco realizam milagres.

A intenção da ginástica facial é fortalecer os músculos da região facial, que ocupam a subcamadas da epiderme correspondente à mesma área.

Logo, quando os movimentos da ginástica são concretizados da forma apropriada, as fibras das massas musculares passam a receber uma concentração superior de oxigênio, o que culmina no enrijecimento dos músculos. Consequentemente, a tendência é que a pele aparente ser mais jovem.

Além de conduzidos de modo adequado, também é preciso que os movimentos da ginástica sejam executados em todos os pontos das faces. Caso contrário, corre-se o risco de se estimular apenas algumas regiões em detrimento de outras.

Seguindo essa linha de raciocínio, os especialistas aconselham os praticantes a efetuarem três movimentos básicos, cada um destinado a uma parte específica do rosto.

Assim, para a testa deve-se apertar bem os olhos e contar até 10. Abra-os lentamente e conte até seis. Repita os movimentos cinco vezes.

para a boca, abra um sorriso bem aberto visando estimular as contrações laterais. Segure o sorriso e conte até 10. Depois, conte até seis e retorne lentamente. Repita os movimentos cinco vezes.

Por fim, o último exercício é direcionado à região compreendida pela boca, que deve fazer um bico, imitando uma “boca de peixe”. Conte até 12 e retorne ao formato original lentamente, controlando pela contagem até seis. O movimento também deve ter cinco repetições.

Toxina botulínica (Botox)

Toxina Botulínica tipo A

Recurso recorrente adotado por muitas pessoas, injetar toxina botulínica (popularmente conhecida como botox) no rosto se tornou um hábito, o qual sempre gera controvérsias.

Essa toxina entorpece os músculos nas regiões em que tenha sido aplicada, relaxando o local e, consequentemente, minimizando significativamente a intensidade das linhas de expressão. Contudo, como esse efeito é efêmero, o paciente precisa receber novas doses da toxina periodicamente, geralmente uma aplicação a cada semestre.

De acordo com os dermatologistas, a substância também atua como agente que auxilia na prevenção do aparecimento das temidas rugas. Por essa razão, o botox costuma ser recomendado para pacientes a partir dos 25 anos.

Como as rugas surgem em decorrência do excesso de expressões que todos acumulam ao longo de suas vidas, caso a massa muscular seja imobilizada, o surgimento das marcas pode ser evitado.

Embora, em tese, qualquer indivíduo possa receber a toxina botulínica, os dermatologistas reforçam que o composto deve ser manipulado por profissionais altamente capacitados, a fim de reduzir os riscos relacionados às reações adversas.

Esses profissionais definirão o local preciso que deve receber a toxina. Porém, quando se trata de linhas de expressão, os pontos que receberão botox serão a própria parte frontal, e a glabela (parte do rosto situada exatamente abaixo da fronte, dividindo as sobrancelhas).

Adesivos antirrugas

Adesivo Antirrugas (Patches)

Atualmente, existem adesivos no mercado estético que ao serem aplicados sobre a pele repassam uma microcorrente elétrica, deixando a epiderme esticada, uma vez agem diretamente sobre as fibras elásticas. A novidade tem chamado a atenção de muitas pessoas, que logo aderiram ao uso.

Leia Também  Como descolorir os pelos do corpo corretamente

Entretanto, o efeito propiciado pelo novo método é totalmente paliativo. Por esse motivo, ele costuma ser mais indicado para ser usado durante um ou outro evento.

Como se trata de um adesivo que se amolda ao formato do corpo, ele pode ser inserido sobre qualquer parte do corpo no qual busca-se obter o efeito desejado. Em se tratando da parte frontal do rosto, o mais comum é usá-lo bem ao centro, ou logo acima das sobrancelhas.

O adesivo antirrugas deve ser removido nos 10, 20, ou 30 minutos que antecederem à aplicação da maquiagem. A prolongação do efeito é subjetiva.

Um ponto interessante desses adesivos é que eles podem ser usados em conjunto com os famosos cremes anti-idade. Nestes casos, os adesivos facilitam o trabalho dos produtos, ajudando-os a atravessar a barreira protetora natural da epiderme. Todavia, ainda não existem muitos cremes que apresentem esse estímulo causado pela microcorrente elétrica.

Raios laser

Laser co2 Fracionado Antes e Depois

O tratamento com raios laser culmina no aumento da síntese de colágeno, concedendo um aspecto rejuvenescedor à pele.

A preferência deve ser dada aos chamados lasers co2 fracionados, que perfuram a pele e solidificam o colágeno existente. Isso faz com que o organismo seja estimulado a produzir mais colágeno e, por conseguinte, mais elastina, o que acaba suavizando as rugas visíveis.

Antes de adotar o método, o paciente deve estar ciente de que a pele não deve conter bronzeado, pois isso pode provocar manchas. Além disso, o procedimento é plenamente contraindicado para pessoas portadoras de alguma doença que tenha seu quadro agravado em virtude da exposição do corpo à luz, como é o caso do lúpus eritematoso.

Considerando as marcas de expressão, normalmente o processo termina após a terceira sessão.

Peeling químico facial

Peeling Químico Facial

Esse tratamento atua na aceleração do processo de substituição das camadas formadas por células mortas por novas células. Esse resultado é proporcionado pelo uso de ácido em porções bem elevadas. Após o tratamento, a pele se torna mais lisa e vívida, e sem apresentar as rugas consideradas tênues.

O lado negativo do método é o tempo requerido para que os resultados citados possam ser sentidos, algo que só costuma acontecer após seis sessões. Lembrando que a qualidade dos resultados também está diretamente correlacionada ao nível da intensidade das rugas.

Terapia celular de preenchimento

Terapia celular de preenchimento com fibroblastos

Nesse processo, os fibroblastos (as células do tecido subcutâneo) são sintetizados em laboratório para posterior aplicação no corpo. O objetivo é estimular o organismo a produzir quantidades maiores de colágeno.

Os dermatologistas destacam que o método adotado pela terapia celular apresenta resultados mais convincentes quando comparado a outros, como o embasado na utilização de ácido hialurônico, que possui o mesmo propósito.

Os fibroblastos são responsáveis por gerar, elastina, volume, e colágeno. Ao renovar essas células, elas tendem a ampliar a síntese de colágeno, conferindo maior volume.

Volume que, na verdade, não é estendido, pois se trata de um volume anteriormente perdido pela região frontal, processo natural e inerente ao corpo humano. Logo, os fibroblastos devolvem esse volume gradativamente. Daí a ação de preenchimento.

Os fibroblastos são aplicados sobre a região frontal e na glabela.

loading...

19. Janeiro 2015 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *