Urina com Cheiro de Amônia (amoníaco)

Se o seu corpo é totalmente saudável, então a sua urina não deve ter cheiro e ser muito clara. No entanto, quando você não se está a sentir bem, ou a ficar doente, a urina pode ficar com uma cor e um odor forte. Na verdade, a urina concentrada pode cheirar como amônia (amoníaco). Este é um sinal revelador de que algo pode estar errado no seu organismo.

Leia Também os seguintes artigos bastante interessantes sobre o mesmo assunto:

Por vezes a causa é uma simples desidratação, ou então, estar a ficar doente. Mas o cheiro de amoníaco na urina pode também ser um sinal de algo mais grave, tal como lesões renais, doenças do fígado e muito mais. Se você tiver quaisquer outros sintomas além do cheiro, como por exemplo, urina com uma cor forte, vermelhidão ou erupção cutânea, coceira, febre, calafrios, sensação de ardor ou corrimento vaginal, está na altura de visitar o médico para descobrir o que está a acontecer.

O que Causa Cheiro de Amônia na urina dos homens e mulheres

A urina com um cheiro forte é normalmente associada a doenças. Estas são algumas das poucas causas comuns que podem levar a urina a ter o cheiro de amônia (amoníaco):

1 – Consumo de Alimentos Ricos em Proteínas. Comer alimentos ricos em proteínas pode causar este cheiro, especialmente se você ingerir grandes quantidades. Isso acontece porque estes alimentos podem levar ao excesso de nitrogénio no seu corpo, que quando é libertado, tem cheiro de amoníaco.

2 – Desidratação. Se você não tem água suficiente no seu corpo, a sua urina torna-se muito concentrada. Dessa forma a urina ficará com cheiro de amônia, ou então, fica com um odor desagradável e uma cor mais escura.

3 – Aguentar a urina por muito tempo. Quanto mais você suster a sua urina, mais concentrada ela se tornará. É por isso que é muito importante urinar imediatamente quando sente vontade.

4 – Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Algumas DST’s podem causar um cheiro muito intenso na urina, além de provocar corrimento vaginal nas mulheres, que por vezes pode ser confundida com urina com mau cheiro.

5 – Diabetes. Quando o corpo não usa a glicose corretamente, esta pode acumular-se no sangue. À medida que os rins tentam eliminar esses resíduos, eles produzem substâncias chamadas cetonas. As cetonas são depois eliminadas na urina, o que pode explicar o mau cheiro.

6 – Problemas nos rins. Os rins filtram os resíduos produzidos pelo organismo. Quando estes órgãos não estão a funcionar corretamente, os resíduos podem acumular-se, e que dá um cheiro de amoníaco à urina.

7 – Distúrbios Metabólicos. Alguns distúrbios metabólicos que não estão sob tratamento regular podem levar ao aparecimento de um cheiro forte de amônia (amoníaco) na urina. Tomar medicamentos adequados pode ajudar a reduzir esse cheiro.

Outras causas para o cheiro de amoníaco na urina das mulheres

O cheiro de amoníaco na urina é muito mais comum nas mulheres que nos homens, e por vezes, o cheiro de amônia (amoníaco) pode significar consequências graves para a mulher, especialmente se esta estiver grávida. Quando uma mulher grávida tem a sua urina a cheirar a amoníaco, é de vital importância falar de imediato com o seu médico e realizar um exame de urina para determinar o que pode estar errado. De seguida apresentamos algumas causas específicas das mulheres para o cheiro de amoníaco na urina:

Menopausa

Quando a menopausa ocorre, o ciclo menstrual pára. Quando isso acontece, o corpo da mulher muda de várias maneiras. A perda da flora vaginal benéfica pode levar ao aumento do risco de infecções no sistema urinário, e que pode levar ao aparecimento do cheiro de amoníaco na urina.

Infecção bacteriana

As infecções bacterianas, incluindo a infecção da bexiga e a infecção do trato urinário, podem tornar-se comuns para as mulheres, dado o posicionamento da sua anatomia. A proximidade da vagina, reto e uretra aumentam o risco de infecções para a mulher. Qualquer uma das infecções bacterianas nos rins, trato urinário ou na bexiga podem causar um cheiro forte de amônia (amoníaco) na urina.

Não beber líquidos suficientes durante a gravidez

Quando alguém não bebe a quantidade suficiente de água, pode ficar desidratada. Esse facto provoca a concentração da urina, o que causa urina com cor e cheiro fortes. Se estiver grávida e desidratada, o efeito é assim muito mais pronunciado. Este é um problema sério, já que significa que o bebé não está a receber água suficiente.

Efeitos da medicação e suplementos durante a gravidez

Alguns medicamentos podem causar o cheiro a amoníaco, ou mesmo um cheiro algo metálico. Isto é particularmente frequente durante a gravidez, devido à toma de vários suplementos nutricionais pela grávida. O odor de amônia na urina pode ser causado pelo cálcio, ferro, ou várias vitaminas. Felizmente, esta é uma das razões para a urina ficar com cheiro de amoníaco, sem no entanto significar que existe algum problema. Normalmente, nestes casos, o cheiro é de pouca duração.

Remédios Caseiros

Mesmo que o cheiro de amoníaco na urina não seja uma preocupação médica, pode ainda assim aborrecê-lo. Nesse caso, existem diversos tratamentos naturais que pode tentar para ajudá-lo a diminuir este odor desagradável.

Beber mais líquidos

Quanto maior for a quantidade de líquidos que você tem no seu corpo, especialmente água, melhor hidratado você estará. Quanto mais hidratado você estiver, mais clara e menos mal cheirosa a sua urina será. O objetivo é ter uma urina sem cheiro e praticamente sem cor.

Seja cuidadoso com a sua Alimentação

Verifique os alimentos que compõem a sua dieta e procure saber se algum deles é conhecido por causar cheiro de amônia na urina. Por vezes é possível identificar o alimento culpado, como por exemplo, alimentos ricos em proteínas. Altere a sua dieta por alguns dias e veja se o cheiro desaparece.

Seja cuidadoso com os medicamentos e suplementos

Existem vários suplementos e medicamentos que têm como efeitos colaterais o aparecimento de um odor estranho na urina. Se o seu medicamento ou suplemento alerta sobre isso no rótulo, e se o seu médico e farmacêutico não estão preocupados, então não tem porque recear. Mas se você não consegue identificar o medicamento ou suplemento que está a causar o problema, então consulte o seu médico.

O cheiro de amônia (amoníaco) na urina é normalmente temporário e muitas vezes tem uma causa muito clara. Mas se você está preocupado com o cheiro e não consegue identificar a sua origem, então deverá consultar um médico para despistar qualquer problema que possa estar a acontecer no seu organismo.

urina com cheiro de amônia

29. Dezembro 2013 by admin
Categories: Doenças do Trato Urinário, Ginecologia e Obstetrícia, Urologia | Leave a comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *