Urina com Cheiro Forte e Desagradável – Causas e Alimentos

A urina com Cheiro Forte, odor intenso, fora do normal e desagradável pode ser um sintoma de diabetes descontrolada, fatores dietéticos, ou uma infecção do trato urinário. Leia abaixo sobre outras doenças e condições que podem causar urina com odor forte e mau cheiro e os medicamentos que tratam a causa subjacente. Identifique as suas causas e os alimentos que causam esse mau odor, com o especialista24.com.

A urina tem um odor natural, mas geralmente pouco forte. A urina com um cheiro mais intenso não é geralmente um motivo de preocupação. No entanto, por vezes, a urina com cheiro forte ou pouco comum, é sinal de um problema médico subjacente. Leia Também os seguintes artigos, bastante interessantes sobre o mesmo tema:

Alimentos que Deixam a Urina com Cheiro Forte

Existem certos alimentos que podem fazer a urina ter um cheiro forte. Um alimento que muitas pessoas dizem fazer o cheiro da sua urina ficar mais forte é o aspargo (Asparagus officinalis). Algumas no entanto, dizem que comer aspargos não muda a forma como a sua urina cheira.

John H. McDonald, doutorado da Universidade de Delaware, diz ser possível que a genética de cada um determine se os espargos fazem ou não a urina ter um cheiro forte. Afirma ainda que outra possibilidade é a pessoa ficar com mau odor na urina após comer aspargos, mas apenas alguns conseguem detetar essa mudança de cheiro (McDonald, 2011).

Outros alimentos que podem alterar o odor da urina incluem cebolas, alho e café.  Se suspeitar que a razão do mau cheiro da urina é devido a determinado alimento ou alimentos, então eliminar esse alimento da dieta, pode normalizar o odor em menos de 12 horas. Se ao eliminar esses alimentos o mau odor se mantiver, então provavelmente haverá outra causa para o mau cheiro.

Causas Médicas Subjacentes

Existem diversas situações e doenças que podem causar urina com cheiro forte ou anormal. As causas mais comuns incluem:

Desidratação

A desidratação ocorre quando não bebemos líquidos suficientes. Quando uma pessoa está desidratada, a sua urina fica com uma cor amarelo escuro ou laranja, e com um cheiro forte a amônia. A maioria das pessoas só experimenta desidratação leve e não necessita de qualquer tratamento médico.

Nestes casos, para que o odor da urina volte ao normal basta ingerir mais líquidos, especialmente água. Quando o paciente sentir confusão mental, fraqueza, fadiga extrema, ou outros sintomas fora do normal, então poderá estar a sofrer de desidratação grave e deve receber tratamento médico imediato.

Infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário, frequentemente chamadas de ITU, geralmente provocam um cheiro mais forte na urina. Uma vontade urgente de urinar e uma sensação de ardor ao urinar são os sintomas mais comuns de uma infecção do trato urinário.

As bactérias da urina causam infecções no sistema urinário. Se o médico determinar que o paciente tem uma infecção do trato urinário, ele irá prescrever antibióticos para combater as bactérias.

Diabetes

Um sintoma bastante comum da diabetes é a urina com cheiro doce. As pessoas com diabetes não tratada têm níveis elevados de açúcar no sangue. Estes altos níveis de açúcar no sangue provocam que o odor da urina fique doce. Consulte logo que possível o seu médico no caso de a sua urina estar com um cheiro adocicado. A diabetes não tratada é uma doença bastante perigosa e pode ser fatal em alguns casos.

Causas Menos Comuns de Urina com Cheiro Forte

Fístula da bexiga

A fístula da bexiga ocorre quando a pessoa tem uma lesão ou um defeito que permite que as bactérias do intestino se introduzam na bexiga. As fístulas da bexiga podem ocorrer devido a lesões cirúrgicas ou doenças intestinais, tais como a doença inflamatória do intestino, a colite ulcerosa ou a doença de Crohn.

Doença Hepática

Um cheiro forte na urina pode também ser um sinal de doença hepática. Outros sintomas da doença hepática incluem náuseas, vómitos, dor abdominal, pele ou olhos amarelados (icterícia), fraqueza, inchaço e perda de peso. Consulte o seu médico imediatamente se tiver sintomas de doença hepática. A doença hepática não tratada pode revelar-se fatal.

Causas Raras

Fenilcetonúria

A fenilcetonúria (PKU – PhenylKetonUria) é uma doença genética incurável que está presente desde o nascimento. Esta doença retira a capacidade do indivíduo quebrar um aminoácido chamado fenilalanina. Outros sintomas incluem:

  • Diminuição da pigmentação da pele;
  • Tamanho da cabeça significativamente menor em relação ao normal (Microcefalia);
  • Atraso mental e das habilidades sociais;
  • Hiperatividade
  • Movimentos incontroláveis dos braços e pernas
  • Retardo Mental
  • Convulsões
  • Erupções cutâneas
  • Tremores
  • Problemas sérios intelectuais e de desenvolvimento

Se esta doença não for tratada precocemente, pode levar ao TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e deficiências mentais graves.

Doença da Urina em Xarope de Bordo

A doença da urina em xarope de ácer (também chamada de Doença da urina em xarope de bordo ou leucinose) é uma doença genética rara e incurável que provoca que a urina cheire a xarope de bordo (ou xarope de ácer). Os pacientes com esta doença não conseguem quebrar os aminoácidos leucina, isoleucina e valina. A falta de tratamento pode levar a danos neurológicos e à morte.

Quando deve consultar o médico?

Marque uma consulta com seu médico se tiver um odor forte ou anormal na urina, com uma duração superior a dois dias, ou então, se tiver sintomas adicionais fora do comum. Se tiver sintomas graves como urina com cheiro doce, confusão mental, flatulência, náuseas ou vómitos, consulte um médico ou um profissional de saúde imediatamente. Estes sintomas podem ser sinais de diabetes, desidratação grave ou doença hepática.

urina com cheiro

16 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Antonio ferreira fevereiro de 2017
    Boa tarde sinto um ardor como se fosse na regiao peniana
    e na maioria das vezes sinto que a minha bexiga esta sempre cheia mas quando vou urinar nao doi nada na parte peniana e tambem sinto muito calor na regiao dos testiculos obrigado

  2. A INGESTÃO DE BCAA E UMA DIETA HIPERPROTÊICA PODEM CAUSAR CHEIRO FORTE NA URINA?

  3. eu tenho mal cheiro na urina e a minha urina e amarela mais nao sinto dor nenhuma como bastante alho e cebola semente de chia semente de abobora semente de mamao farinha de linhaca farinha de aveia castanha do para oleo de coco extra virge azeite de oliva extra virge mamao abacate pera laranja tomo leite integral tomo o leite da janauba com agua mineral e uso adosante nao uso acucar nao como carne e em tudo eu uso limao? eu devo parar com algum desses alimento gostaria de ouvir algumas opiniao de alguem desde ja agradeco

  4. Bom dia meu problema e a urina com cheiro forte e a a urina cor amarelo escuro isso aconteceu depois qque tive uma ardência na hora de fazer xixi e não ssou de tomar muita agua obrigada

  5. Ultimamente tenho urinado com cheiro muito forte e amarelo bem escuro,também venho sentido uma dor abdominal e também como eu estivesse ressecada por Dentro. o que pode ser isto?

    • Eu sinto o mesmo, e assim como você também estou atrás de uma resposta, se você ja sabe ou ja se curou queria q você me passasse informaçoes a respeito do seu caso…bjs e fica com Deus!

    • Olá Simone estou com os mesmos sintomas porém com uma forte dor abdominal,caso saiba do que se trata por favor me avise obrigado

  6. A minha urina têm hora que ela esta turva e com odor o que eu faço e não sei o que faze.

  7. Oi viu tenho uma dor quando vou urinar , minha urina e da cor cinza muito forte com mal cheiro e de manha cedo sai um pouco de uma secreçaõ igual uma clara de ovo , depois o resto do dia não sai mais nada só pela manha bem cedo quando acordo…

  8. Boa tarde comigo também acontece este cheiro desagradável eu fico muito chateado inclusivo eu estava frenquentando 1 urologista so que ele marcava varias consultas e pedia exames e outras coisas + e não resolvia ai eu desisti vou tentar tomar a agua e cha de cabelo de espiga de milho pra ver se ameniza ele inclusive falou em relação ao alho acho que tem alguma coisa ver sim.

  9. Porfavor me ajudem eu tenho 18 anos e a cerca de 4 anos eu tenho um odor na minha bixiga horrível eu não to aguentando mais aonde chego os povo fica um que fedor isso mim ecomoda muito mim diz nome de pomada remédio que possa melhora isso que esta mim acontecendo.

    • DRIELE, NÃO SOU ESPECIALISTA, MAS CREIO QUE DEVAS IR A UM UROLOGISTA PARA QUE ELE POSSA ANALISAR SEU CASO, NÃO DEMORE. ABRAÇOS.

    • a mais de 6 meses tenho notado um odor muito forte ao urinar, tipico de urina de homem. ja fui ao urologista ja tomei varios tipos de antibiotico, inclusive injetavel e não consigo eliminar a tal bacteria. gostaria de saber se existe algum tratamento alternativo para que eu possa me livrar disso.

      OBS: ja tive muita cistite por um longo tempo e só curava com floxacin.

    • oi driele isso pode ser causado pela diabete descontrolada ou do figado ou por uma mal alimentaçao tipo cebola alho e o vitaminas .vc tem febre ,calafrios,ordor a o urina ou dores nas costaao mesmo tempoem q vc tem urinado com cheiro forte.esses podem se os senais de infecçao no trato urinario

  10. depois que comecei fazer cateterismo vesical minha urina ficou turva e com odor forte que devo fazer tem algum alimento ou medicação ? ja tentei vitamina C mas fiquei com frio

    • oi ricardo boa noite,a uri a carrega altas quantidades de ureia,e quanto mais a quantidade de ureia na urina,mas forte e seu odor.na maioria dos casos o mau cheiro indica uma urina oouco diluida .em geral,e uma urina com cor amarela forte.a cor da urina pode revelar doenças renais ou do figado. 1.fistula na bexiga,2 desidrataçao,urina concentrada pode ter um cheiro parecido com amonia.ou insuficiencia hepatica ….cetoaciduria ,doença da urina em xarope de bordo (raro) infecçao urinaria pode dar alteraçao no odor da urina sao normalmente temporarias,pois essas mudnças nem sempre sao doenças .determinados alimentos e medicamentos,incluindo vitaminas,podem afetar o odor de sua urina .entretanto ,urina com cheiro pode ocorrer devido a bacterias,como aquelas q causa infecçao no trato urinario.por exemplo urina com odor adoçado pode ser sinal de Diabetes descontrolada ou uma doença rara de metabolismo.doença de figado e determinados disturbios metabolismo podem causar urina com cheiro de bolor.Diagnostico e exames se vc sentir febre,calafrios,ordor ao urinar ou dores nas costa ao mesmo tempo em q tem urinar com cheiro forte.esses podem ser sinais de infecçao no traro urinario.mas tem outros alimento q podem altera o odor da urina inclui cebola,alho e cafe.se suspeitar q a razao do mal cheiro da urina e devido a determinado alimento ou alimentos ,entao eliminar esses alimentos da dieta,pode normaliza o odor em menos de 12 horas .se eliminar esses alimentos o mau odor se mantive ,entao provavelmente havera outra causa oara o mal cheiro…

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *