Varizes e Alimentação: Cuide-se com estas 5 Dicas de Dieta

Qual a melhor alimentação para tratar varizes, aquelas grandes veias que aparecem nas pernas de algumas mulheres, especialmente durante e após a gravidez? O objetivo deste artigo é fornecer-lhe dicas de dieta que possam ajudar a prevenir e tratar as veias varicosas e veias de aranha.

Restrinja a ingestão de calorias

A ingestão excessiva de calorias está associada ao aumento do risco de aparecimento de varizes, pois leva à obesidade e excesso de peso corporal. Muitas pessoas notam uma melhoria no aspeto das veias varicosas ao perderem cerca de 10% do peso corporal. Para perder peso, terá de criar um défice calórico, ao reduzir a ingestão de calorias para que o seu corpo use as reservas para ter energia (tais como as gorduras armazenadas no corpo) ou aumentando a atividade física.

Para perder 0.5 quilos por semana, terá de criar um défice de 3500 calorias por semana. Isto pode ser conseguido ao reduzir a ingestão diária de calorias em 500 calorias (500 calorias x 7 dias = 3500 calorias). A maioria dos profissionais de saúde recomenda criar um défice calórico entre 3500 a 7000 calorias por semana para conseguir perder peso saudavelmente.

Um défice calórico extremo (défice superior a 7000-10500 calorias por semana) pode comprometer as funções corporais e levar a anormalidades cardíacas, que podem ser fatais. Mais, cortar demasiadas calorias pode ser contra produtivo no objetivo de perder peso, pois as dietas extremamente baixas em calorias aumentam a atividade das enzimas que armazenam gordura e diminuem a atividade das enzimas que queimam gordura.

Ao cortar demasiadas calorias pode acelerar a perda de massa muscular branca e diminuir o funcionamento da tiroide, o que resultará numa diminuição do ritmo metabólico, e como consequência queimará menos calorias ao longo do dia.

Para restringir a ingestão de calorias, as pessoas com excesso de peso e com varizes devem ter atenção à forma como ingerem diariamente as calorias. Geralmente recomenda-se distribuir a ingestão de calorias ao longo do dia, fazendo entre 5-6 pequenas refeições. Assim manterá as necessidades metabólicas e reduzirá as vontades de comer doces, além de conseguir emagrecer. O pequeno-almoço é a principal refeição do dia e um bom pequeno-almoço aciona o seu metabolismo e irá conseguir eliminar mais calorias ao longo do dia.

Coma muitos alimentos ricos em vitamina C

Se tem varizes, uma das melhores dicas de dieta é passar a incluir mais alimentos ricos em vitamina C e E na sua dieta diária. A vitamina C é necessária no processamento de colagénio e elastina, dois tecidos conjuntivos importantes que ajudam a manter as veias fortes e tonificadas.

A vitamina C também é conhecida por melhorar a circulação sanguínea. Logo não é surpresa nenhuma que a deficiência de vitamina C esteja associada a veias varicosas. Acredita-se que os efeitos positivos da vitamina C nos vasos sanguíneos sejam mais pronunciados quando se consome vitamina C em conjunto com a vitamina E.

Coma muitos alimentos ricos em fibras

As fibras dietéticas são parte dos alimentos que as enzimas do nosso corpo não conseguem digerir. Logo não são absorvidas pela circulação sanguínea e não podem ser usadas para conseguir energia. As fibras dietéticas podem ser classificadas em duas grandes categorias: solúveis e não solúveis.

As fibras solúveis formam um gel quando misturadas com água, enquanto as não solúveis, que não se dissolvem em água, passam pelos intestinos praticamente intactas. Devido à sua capacidade de tornar as fezes mais moles e volumosas, as fibras solúveis podem prevenir a obstipação.

A obstipação aumenta a pressão nas veias, que com o tempo, contribui para o desenvolvimento de varizes. Excelentes fontes de fibras solúveis são: aveia, sementes de linhaça, ervilhas, feijões, maçãs, cenouras, cevada, frutos vermelhos e psílio.

Beba muita água

Além de comer muitos alimentos ricos em fibras para evitar a obstipação e veias varicosas, também deve beber água suficiente ou caso contrário as fibras terão o efeito oposto, favorecendo a obstipação e aumentando a pressão nas veias. Também é aconselhável manter-se longe do álcool, café e chá, pois estas substâncias têm um efeito desidratante no corpo.

Coma comidas que contenham bioflavonoides

Os bioflavonoides (ou só flavonoides) são um grupo de compostos naturais presentes nas plantas. Estes compostos dão aos frutos e vegetais a sua cor vibrante, protegendo-os de micróbios e insetos. São várias as provas que sugerem que as propriedades dos bioflavonoides além de protegerem as plantas, também protegem os humanos.

Alguns estudos demonstraram uma relação entre a ingestão elevada a longo prazo de flavonoides e o aspeto das varizes. Acredita-se que os efeitos benéficos dos flavonoides se devem à sua capacidade de fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e prevenir o estresse dos radicais livres sobre os vasos sanguíneos.

beber-agua

Conheça os melhores Tratamentos Caseiros Para Varizes.