Veias de Aranha nas Pernas – Quais os Tratamentos Disponíveis para as Remover?

Existem várias opções de tratamento para remover as veias de aranha – pequenas linhas vermelhas ou várias ligações de vasos sanguíneos em forma de teia que aparecem nas pernas e pés.

As veias de aranha ou vasinhos, uma forma leve de varizes, geralmente não são prejudiciais, mas por vezes podem provocar dor ou ardor, especialmente quando se passa muito tempo de pé ou sentado. Se sentir alguns sintomas ou estiver preocupada /o com a aparência estética das suas pernas, ou por outro local afetado por estas, as opções de tratamento incluem:

Escleroterapia

A escleroterapia é um procedimento onde o médico injeta nas veias afetadas uma solução que cicatriza e obstrói as veias, levando a que o sangue escolha outro caminho para circular, as veias saudáveis. Em poucas semanas, as veias de aranha tratadas desaparecem.

Apesar de a mesma veia poder ter de ser injetada mais do que uma vez, geralmente a escleroterapia é eficaz se feita corretamente. A escleroterapia não necessita de anestesia e pode ser realizada no consultório médico. Os efeitos secundários incluem edema (inchaço), comichão e alterações do tom da pele na zona tratada.

Cirurgia a Laser

A cirurgia a laser atua através do envio de feixes de luz forte em direção à veia que fazem com que a veia lentamente perca a cor e desapareça. Não são feitas incisões ou usadas agulhas. O tratamento a laser é menos eficaz que a escleroterapia e pode ter efeitos secundários como vermelhidão, rubor, coceira e edema na zona tratada. Como complicações da cirurgia a laser temos a formação de bolhas na pele. Quando estas bolhas se curam, podem ficar cicatrizes permanentes.

Depois do tratamento os vasos sanguíneos começam a perder a cor ao longo de vários meses, mas podem não desaparecer na totalidade. Ou, podem desenvolver-se novas veias de aranha na mesma zona e ser necessário tratamento adicional.

veias de aranha ou vazinhos, uma forma leve de varizes