Viver com Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide pode significar mudanças grandes na sua vida. Você pode necessitar de um tratamento de longo-prazo para controlar os seus sintomas e reduzir os danos nas articulações. Dependendo de quanta dor e rigidez você sentir, e da gravidade dos danos nas suas articulações, você poderá ter de adaptar a forma como realiza as suas tarefas diárias. Elas podem tornar-se bem mais difíceis ou demorar mais tempo a completar.

Cuidados próprios

Os cuidados próprios passam a ser uma parte da sua vida. Isso envolverá ter responsabilidades sobre a sua própria saúde e bem-estar, com o apoio das pessoas envolvidas no seu cuidado. Os Cuidados próprios incluem tarefas que você realiza todos os dias para estar saudável, mantendo uma boa saúde, tanto física como mental, e prevenindo doenças e acidentes. Dessa forma, está a lidar efetivamente com males menores e com doenças que poderão surgir a longo-prazo.

Se você está a viver com uma doença de longa duração, os cuidados próprios irão beneficiá-lo significativamente. Você poderá viver mais tempo com menos dor, ansiedade, depressão ou fadiga, experienciar uma melhor qualidade de vida e ser mais ativo e independente.

Tomar a medicação

É importante tomar a medicação tal como foi prescrita pelo médico, mesmo que se comece a sentir melhor. A Medicação continuada pode ajudar a prevenir crises de artrite reumatoide. Se tiver alguma questão ou preocupação acerca da medicação que está a tomar ou sobre os seus efeitos colaterais, fale com a sua equipa de cuidados de saúde. Pode também ser útil ler o folheto informativo que vem com o medicamento sobre as possíveis interações com outras drogas ou suplementos. Consulte a sua equipa de cuidados de saúde antes de tomar outros medicamentos, tais como analgésicos ou suplementos nutricionais. Estes podem por vezes interferir com a ação da sua medicação.

Viver com Artrite Reumatoide

Consultas regulares

Tendo em conta que a artrite reumatoide é uma doença de grande duração, você deverá manter-se em contacto com a sua equipa de cuidados de saúde de forma regular. Quanto mais a sua equipa souber, mais facilmente eles poderão ajudá-lo. Por isso, refira sempre os seus sintomas ou preocupações a eles.

Manter-se saudável

Todas as pessoas com uma doença de longa duração, tal como a artrite reumatoide, são encorajadas a tomar a vacina para a gripe em cada outono. São também recomendados a fazer uma vacinação pneumocócica. Esta é uma vacina de apenas uma injeção que dá proteção contra uma infecção grave no peito denominada de pneumonia pneumocócica.

Descanse bastante durante as crises, pois é nestas alturas que as articulações estão particularmente dolorosas e inflamadas. Colocar mais pressão em articulações muito inchadas e dolorosas pode causar o agravamento da dor e da inflamação.

Alimentação saudável e exercício físico

O Exercício físico regular e uma dieta saudável são recomendações para todos, não apenas para pessoas com artrite reumatoide. Estes dois podem ajudar a prevenir várias doenças, incluindo doenças cardíacas e muitas formas de câncer.

Exercitar-se regularmente pode ajudar a aliviar o estresse e reduzir a fadiga. Uma forma suave de exercício que não coloque demasiada pressão nas suas articulações é a melhor opção. Nadar, por exemplo, ajuda a exercitar os seus músculos, mas sem colocar grande pressão sobre as articulações, já que a água suporta o seu peso.

Saiba mais sobre » Artrite Reumatoide