Viver com Artrite

Se você tem artrite, existem várias coisas que deve fazer para lidar com os seus sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

Por exemplo, você pode, e deve:

– Controlar o seu peso de forma a diminuir a pressão sobre as suas articulações;
– Evitar o estresse ou danos nas articulações para prevenir ou reduzir a severidade da osteoartrite;
– Assegurar-se que tem sempre uma boa postura, de forma a fortalecer a estrutura articular;
– Usar a fisioterapia e uma bengala para ajudar a prevenir que a sua doença se agrave;
– Fazer exercícios de sustentação de peso regularmente, tal como andar, para ajudar a prevenir a osteoartrite. Este tipo de exercícios pode aumentar a força dos músculos que suportam as suas articulações.

Não é verdade que evitar fazer exercício físico ajude a reduzir os problemas nas articulações que ocorram em idades mais avançadas.

Terapia ocupacional

O seu médico pode encaminhá-lo/a para um terapeuta ocupacional que irá aconselhá-lo sobre o equipamento que você irá necessitar para manter uma vida independente. Eles poderão igualmente escrever cartas de apoio para o departamento local de serviços sociais. Se você necessitar de adaptar a sua casa, existe uma grande gama de serviços e equipamentos disponível.

viver com artrite

Medidas preventivas

A artrite pode por vezes torná-lo/a menos flexível e móvel. Isso pode aumentar o risco de ter um acidente. Em baixo, encontra-se uma lista de medidas que você pode tomar para diminuir esse risco.

Eliminar os riscos da casa: mantenha sempre a sua casa bem iluminada e remova todos os fios e cabos soltos onde possa tropeçar. Certifique-se que o piso, tapetes e carpetes estão bem seguros. Tenha tapetes de borracha junto ao lavatório e à banheira para prevenir que escorregue, e limpe imediatamente qualquer líquido que derrame. Instale corrimões na casa de banho para ajudá-lo a levantar-se se cair. O seu médico ou autoridade local podem dar-lhe suporte e conselhos sobre a segurança em casa.

Melhore o seu equilíbrio: exercícios que ajudem a melhorar o seu equilíbrio podem prevenir quedas. Ser fisicamente ativo pode prevenir até 25% das quedas. As formas ideais de exercício para melhorar o equilíbrio incluem tai chi, ioga e dança.

Trocar saltos altos por saltos rasos: os saltos altos são maus para a postura e tornam-na mais suscetível a cair, logo, deverá usar sapatos confortáveis de salto raso.

Não beba demasiado álcool: as bebidas alcoólicas podem afetar o seu equilíbrio, fazendo com que as probabilidades de cair sejam maiores. Manter-se dentro dos limites recomendados diários de consumo de álcool (não mais que 2 a 3 unidades nas mulheres, e 3 a 4 nos homens). Uma unidade de álcool é metade de um litro de cerveja normal ou um copo pequeno de vinho. Saiba mais sobre unidades de álcool.

Verifique a sua visão: à medida que envelhece, você provavelmente irá sentir alguma deterioração na sua visão. É importante verificar a sua visão regularmente por um oftalmologista qualificado. Uma visão fraca pode aumentar o risco de acidentes e de lesões.

Peça ajuda: se você sabe que tem artrite, evite ficar em pé em cima de uma cadeira para chegar a pontos mais altos ou mudar uma lâmpada. Além disso, tente evitar fazer tarefas que sabe que lhe vão provocar dor. Escreva uma lista de tarefas que têm de ser feitas em casa e no jardim, e espere pela próxima vez que um familiar ou amigo o visite para lhe pedir.

Leia também o artigo sobre como Viver com Artrite Reumatoide